10 Dias de um Homem Bom crítica do filme turco Netflix 2023 (1)

Foto: Netflix / Divulgação

’10 Dias de Um Homem Bom’ e a renovação da esperança

Taynna Gripp

Sadik (Nejat Isler) é um homem pouco esperançoso com a vida, desempregado, vivendo em um apartamento caindo aos pedaços com uma vizinhança bem duvidosa. Mas Sadik, apesar de todo caos ao seu redor, é um bom homem: ele sempre ajuda sua vizinha Fatima (Ilayda Alisan), mesmo que metade do bairro não a respeite por ela ser uma profissional do sexo.

Sua vida esconde um trauma: anos atrás ele acabou sendo preso injustamente ao assumir a culpa por um crime cometido por sua esposa. Tal fato o privou de exercer novamente sua profissão de advogado e, agora, Sadik vive de pequenos bicos como detetive.

Ao investigar o desaparecimento de um jovem, ele não imaginaria se envolver em uma trama com tantos personagens manipuladores, cruéis, chantagistas e loucos.

Leia também:

‘Amor ao Primeiro Beijo’: mais um filme indiferente da Netflix

‘Tudo o que Respira’ é maçante, mas belo e necessário

O Hulk que vale está de volta!

Boa surpresa

O filme 10 Dias de Um Homem Bom (Iyi Adamin 10 Günü) é uma gostosa surpresa vinda diretamente da Turquia. Seu protagonista é um carinho ao coração, sendo um homem genuinamente bom mesmo quando todos ao seu redor estão envolvido até o pescoço em chantagens, ele continua sua missão de procurar pelo garoto desaparecido, uma vez que prometeu mãe do mesmo que o encontraria.

Enquanto mantém sua busca, descobre, pouco a pouco, um esquema de tráfico humano, aprofunda sua relação com sua vizinha, encobre segredos obscuros de seus amigos e ainda se torna uma espécie de Robin Wood, extorquindo dinheiro de homens riquíssimos que são desonestos para bancar os estudos de meninas jovens.

Sadik, ainda assim, não é personificação da bondade. O desenvolvimento da trama não se cansa de mostrar as camadas obscuras e nos provar que pessoas ótimas também podem ter ações duvidosas quando buscam justiça. A diferença entre nosso protagonista e um justiceiro comum é que cada escolha de ação que parte dele é pautada com bondade e afeto.

Roteiro e direção

Baseado em um romance turco de mesmo nome, 10 Dias de Um Homem Bom é bem roteirizado e dirigido. Mesmo com subtramas que se conectam em vários pontos do longa, os coadjuvantes também têm um bom destaque, principalmente Fatima, que, em todas as cenas, transborda química com Sadik.

Durante pouco mais de duras horas, nos apegamos ao protagonista e torcemos por seu aprendizado. Ao se reencontrar com a ex-esposa, que o colocou na cadeia, vem à tona o desejo de vingança por Sadik e, ainda assim, mais sábio do que os meros mortais que o assistem, ele consegue ser justo sem ser desonesto.

O longa turco é uma ótima pedida para uma tarde em família ou um descanso de um dia cansativo, uma renovação na fé na humanidade ou somente uma distração bem construída. O mais importante de Dez Dias de Um Homem Bom é a certeza de que, ao final do filme, além de mais leve e feliz, terminamos um pouquinho mais esperançosos.

Onde assistir ao filme 10 Dias de Um Homem Bom?

A saber, Dez Dias de Um Homem Bom estreou nesta sexta-feira, 3 de março de 2023, no catálogo da Netflix.

Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Por fim, não deixe também de acompanhar o UltraCast, o podcast do ULTRAVERSO:

https://app.orelo.cc/uA26
https://spoti.fi/3t8giu7

Trailer do filme 10 Dias de Um Homem Bom, da Netflix

10 Dias de Um Homem Bom (Netflix): elenco do filme

Nejat İşler

Nur Fettahoğlu

Şenay Gürler

10 Dias de Um Homem Bom: ficha Técnica do filme da Netflix

Título original do filme: Iyi Adamin 10 Günü

Direção: Uluç Bayraktar

Roteiro: Mehmet Eroglu, Damla Serim

Duração: 124 minutos

País: Turquia

Gênero: drama, suspense

Ano: 2023

Classificação: 16 anos

Taynna Gripp

0

Créditos Galáticos: