100 Coisas Para Fazer Antes de Virar Zumbi começa promissor, mas desanda completamente no final
Bruno Oliveira
100 Coisas Para Fazer Antes de Virar Zumbi é um novo filme japonês que aportou há pouco na Netflix. Ele é baseado no mangá de 2021 chamado Zom 100: Coisas Para Fazer Antes de Virar Zumbi. Não por acaso, em julho começou a passar dentro da locadora vermelha o anime de mesmo nome do mangá. No momento que escrevo, ele está no 6º episódio, tendo ainda mais 6 pela frente. O alvo da minha resenha é o filme, o anime vai ficar para depois.
Leia mais:
- As Tartarugas Ninja: Caos Mutante proporciona uma experiência divertida e agradável para fãs de todas as idades
- Vermelho, Branco e “Água com Açúcar”: filme LGBT é desleixado, mas diverte
- Clonaram Tyrone mistura blaxploitation e ficção científica em longa
Akira Tendo (Eiji Akaso) arrumou um emprego dos sonhos, mas ele não sabia que sua vida viraria uma escravidão devido ao comportamento tóxico de seu chefe. O que começa como uma felicidade, logo se torna depressão. Um belo dia, ele acorda e descobre que o mundo está sendo atacado por zumbis. O que para a maioria seria o pior cenário possível de uma vida, para Akira é o início de um sonho, pois não precisará mais ir para o trabalho.
Ótima premissa que não soube ser aproveitada
Acho essa premissa maravilhosa. Dificilmente um filme com temática zumbi superará essa, porém, o que começa lindo vai se tornando chato e nada interessante. Posso dizer também que sua longa duração de 129 minutos prejudicou o andamento de tudo. Ele claramente passa longe de uma história de terror e começa como algo good vibes. O que fazer agora que você não é mais um escravo do sistema? Isso o leva a começar a fazer uma lista de todas as coisas que ele quer fazer antes de morrer, e daí se tornar um zumbi.
Essa alegoria zumbi para a nossa vida é perfeita. O fato de só trabalhar, ficar preso a rotinas que não nos deixam felizes é um modo zumbificado em que ficamos. O fato de nosso protagonista não precisar mais trabalhar, é o real significado de liberdade para ele. E daí que o mundo está em colapso e pessoas estão morrendo? Só agora ele pode viver de verdade tudo o que sonhou. Os prazeres simples da vida enfim tomam vida e transformam sua vida preto em branco em algo colorido que vale a pena ser vivido.
É uma pena que ele desanda bastante, principalmente no seu ato final. Tudo bem que ele pende muito mais para a comédia do que para o terror, mas na sua última meia hora ele vai para a galhofa sem ter medo. Se minimamente você o levar a sério, esquece essa sequência final. Temos um personagem que é emblematizado como o corporativismo sendo extremamente irritante ao mesmo tempo que escapa o tempo todo da morte de, pasmem, um tubarão zumbi que adquire as pernas das pessoas que ele comeu.
Conclusão
O anime está sendo muito melhor avaliado do que esse longa. Sem ter visto o anime, acho que prefiro indicar ele do que esse filme. Dito isso, recomendo que veja somente os já fãs do mangá e quem curtiu essa premissa, mesmo já sabendo que ela desanda. Eu ficaria curioso para ver esse tubarão que é o suprassumo do bizarro e da criatividade, mas nem sei se vale tanto assim. É uma pena que algo que começa bastante promissor decaia a ponto de chegar no final e eu estar desanimado.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso que fala sobre Cultura Pop:
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Apoie, então, o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link:
Trailer do filme 100 Coisas Para Fazer Antes de Virar Zumbi
Ficha Técnica do filme 100 Coisas Para Fazer Antes de Virar Zumbi
Título original: Zom 100: Zombie Ni Naru Made Ni Shitai 100 No Koto
Diretor: Yûsuke Ishida
Roteiro: Haro Aso, Tatsuro Mishima e Kotaro Takata
Elenco: Eiji Akaso, Mai Shiraishi, Shuntarô Yanagi, Yui Ichikawa, Kazuti Kitamura, Mayo Kawasaki, Akari Hayami, Miwako Kakei, Kurumi Nakata, Doronz Ishimoto, Mukau Nakamura, Shota Taniguchi, Kenta Satoi
Onde assistir: Netflix
Data de estreia: 03 de agosto de 2023
Duração: 129 minutos
País: Japão
Gênero: Comédia, Terror, Drama
Ano: 2023
Classificação: 16 anos