11ª Mostra Ecofalante de Cinema divulga programação; edição 2022 começa nesta quarta
Wilson Spiler
Começa nesta quarta-feira (27) e vai até o dia 17 de agosto de 2022, de forma hibrida, a 11ª Mostra Ecofalante de Cinema. O festival, que acontece em mais de 30 cinemas e espaços culturais de São Paulo e online, é o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado às temáticas socioambientais. A Mostra abre no com o inédito “Animal”, a mais recente obra do diretor e escritor francês Cyril Dion, também exibido em Cannes.
Leia também:
‘O Pai da Rita’ perde pontos preciosos no enredo
‘Boa Sorte, Leo Grande’ vai te surpreender
‘Diários de Otsoga’ não é para todos
Programação da Mostra Ecofalante de Cinema 2022
A programação conta 107 filmes de 35 países. Entre eles, estão os indicados ao Oscar “Ascensão”, de Jessica Kingdon; e “Escrevendo Com Fogo”, de Rintu Thomas, que também recebeu prêmio em Sundance; além de “Mil Incêndios”, de Saeed Taji Farouky, premiado nos festivais de Locarno; bem como “Birds of America”, de Jacques Loeuille, selecionado para o Festival de Roterdã.
O Festival exibe também a aclamada – e inédita no Brasil – série “Uprising”, de Steve McQueen e James Rogan; assim como os longas que analisam as redes sociais e seus impactos no cérebro, saúde mental e relacionamentos, também inéditos no Brasil, como “Geração Z”, de Liz Smith; e “Searchers: O Amor Está nas Redes”, de Pacho Velez.
Títulos nacionais e latinos
Entre os títulos nacionais e latinos destacam-se “Adeus, Capitão”, o mais recente longa do cineasta Vincent Carelli; “Lavra”, de Lucas Bambozzi; bem como “Ocupagem”, de Joel Pizzini; “Rolê – Histórias dos Rolezinhos”, de Vladimir Seixas; e “A Praia do Fim do Mundo”, de Petrus Cariry e Marcelia Cartaxo.
Por fim, vale ainda destacar o argentino “Esqui”, prêmio da crítica na seção Fórum do Festival de Berlim; assim como o cubano “A Opção Zero”, de Marcel Beltrán, entre outros.
Serviço: Mostra Ecofalante de Cinema 2022
Quando: de 27 de julho a 17 de agosto de 2022
Quanto: gratuito
Programação completa: site do festival
Sessões presenciais:
- Reserva Cultural (Av Paulista 900, Bela Vista – São Paulo);
- Circuito SPcine Lima Barreto (Rua Vergueiro 1000, Paraíso – São Paulo);
- Circuito Spcine Paulo Emílio (Rua Vergueiro 1000, Paraíso – São Paulo);
- Cinemateca Brasileira – Sala Grande Otelo (Praça Sen. Raul Cardoso 207, V. Clementino – São Paulo)
Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso: