12 órfãos poderosos crítica do filme hbo max onde assistir elenco

’12 Órfãos Poderosos’: uma grande história que perde a chance de ser épica

Bruno Oliveira

O filme 12 Órfãos Poderosos (12 Mighty Orphans) é uma produção Sony Pictures Classic que foi lançada para compra e aluguel nas plataformas digitais em junho de 2021 e que chega agora ao catálogo da HBO Max.

Esse foi um título que passou despercebido por mim e só agora tive a oportunidade de colocar os olhos nele. Embora seja uma produção pequena e sem grandes alardes, ela conta com ótimos atores conhecidos do grande público e com uma grande história para ser contada. O grande problema é que ele se perde nas tecnicalidades e acaba não passando a devida emoção.

No filme, acompanhamos o técnico de futebol americano Rusty Russel, vivido por Luke Wilson (Os Excêntricos Tenenbaums), que é contratado para treinar um grupo de órfãos em pleno Texas de 1938.

A Grande Depressão assolava os Estados Unidos na época e, com isso, só aumentava o número de crianças que perdiam os pais. Uma grande parte delas, por serem mais velhos, não eram mais adotados por nenhuma família. Assim, restou apenas um sonho e uma esperança do futebol americano para se manterem vivos e na linha.

Baseada em fatos reais

A história de 12 Órfãos Poderosos é baseada em uma história real dos “Mighty Mite” (em uma tradução livre “As Pulgas Poderosas”) e foi adaptada do livro de mesmo nome lançado em 2008 e escrito por Jim Dent. O nome é uma alusão ao fato de ninguém esperar absolutamente nada deles.

O grupo de jovens conseguiu comover a nação norte-americana em uma época em que existiam muitas pessoas desacreditadas com a economia e sem a certeza de um futuro certo. Então, torcer para os órfãos parecia o certo a se fazer. Era o mesmo que acreditar no impossível. Conforme iam ganhando, a esperança de uma nação inteira crescia junto.

Falta de emoção

O filme 12 Órfãos Poderosos lembrou demais Duelo de Titãs. O problema é que a emoção que sobra na obra de 2000 falta aqui. Não é um longa ruim, mas deixa escapar nas mãos a chance de ser épico e inesquecível. Poderia facilmente culpar o provável baixo orçamento que foi empregado a ele, mas não acho que seja somente isso.

A direção de Ty Roberts (Ouro Negro) é bem fraca e sua edição consegue ser pior ainda. Tive a impressão de que devia ter umas quatro horas de filme e que teve que ser cortado para um pouco menos de duas horas.

Tem duas sequências que, para mostrar o tempo passando, é usado um grande leque de recortes de cenas a esmo e que me fez perguntar o que estava acontecendo. Ela certamente não foi planejada para ser dessa forma, mas acabou soando muito esquisita e dando a impressão de que perdemos algo.

Ótimo elenco, mas mal aproveitado

O leque de grandes atores aqui é grande, mas todos mal aproveitados. Não teve nenhuma cena que seja digna de destaque. Luke Wilson faz o seu básico e peca justamente por ser o grande protagonista e não mostrar muita coisa. Martin Sheen (Os Infiltrados) é nosso coadjuvante de ouro e, mesmo assim, também não consegue brilhar.

Por outro lado, Vinessa Shawn (Viagem Maldita) é a esposa do protagonista e mal aparece. Ela com certeza foi prejudicada pela edição porque é claro que tinha mais história sobre ela. Wayne Knight (Jurassic Park) faz aquele mesmo papel odioso que sempre vemos por aí e não traz nada de novo. Por fim, temos Robert Duvall (O Poderoso Chefão) aparecendo em apenas uma cena só para dar o apelido dos garotos.

Como você faz um filme com Robert Duvall e só deixa uma cena para ele? Não sei, mas aconteceu. Entre os garotos, ninguém se destaca. Todos de mediano para péssimo.

Conclusão

12 Órfãos Poderosos é um filme que nos traz uma grande história, mas que é conduzida de uma forma muito abaixo do esperado. Isso acaba afetando a percepção sobre ele. O que era para ter sido algo incrível se tornou apenas algo ordinário.

Queria ter ficado feliz e queria ter chorado ao final, mas não aconteceu. A falta de uma direção mais audaciosa fez falta no fim das contas.

Onde Assistir ao filme 12 Órfãos Poderosos?

A saber, o filme 12 Órfãos Poderosos está disponível para os assinantes da HBO Max. Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme 12 Órfãos Poderosos, da HBO Max

12 Órfãos Poderosos: elenco do filme

Luke Wilson
Martin Sheen
Vinessa Shaw
Wayne Knight
Robert Duvall

Ficha Técnica

Título original: 12 Mighty Orphans
Direção: Ty Roberts
Roteiro: Ty Roberts e Lane Garrison, baseado no livro escrito por Jim Dent
Duração: 118 minutos
País: Estados Unidos
Gênero: drama
Classificação: 12 anos

Bruno Oliveira

NAN