20 filmes imperdíveis de Natal [+BÔNUS]
Wilson Spiler
Véspera de Natal e você aí já esperando aquele peru na Ceia, uma rabanada de sobremesa, ou outras guloseimas dignas de sonhos.
Mas é bom lembrar que a data não é só de comilança. Independente de religião, é uma ótima época para reflexão. E claro, apertar sua família no sofá da casa e mandar ver no DVD ou Blu-Ray com uma seleção de filmes que separamos para este Natal, com direito a um bônus no fim. 😉
Vamos à lista?
1- Esqueceram de mim (Home Alone, 1990)
Lançado em 1990, a comédia elevou o então ator mirim Macaulay Culkin ao estrelato. A história do garoto esquecido em casa pelos pais durante o Natal e que, sozinho, armava armadilhas para dois ladrões atrapalhados marcou toda uma geração e gerou outras sequências.
2- Um herói de brinquedo (Jingle All The Way, 1996)
Famoso por papeis em filmes de ação, Arnold Schwarzenegger faz aqui uma comédia bem divertida. Aqui, o ator interpreta um pai que deixa as compras de Natal para o último momento e acaba descobrindo que o boneco desejado pelo filho está esgotado. Destaque para a trilha com “I’ll Be Home for Christmas” na voz de Frank Sinatra.
3- O Grinch (How the Grinch Stole Christimas, 2000)
Jim Carrey deu vida ao Grinch, um personagem que, por detestar a data festiva, rouba o Natal de uma cidade que adorava a data. Inspirado no livro de Dr. Seuss, de muito sucesso nos EUA, O Grinch conseguiu, inclusive, popularizar o personagem fora da América.
4- Rudolph – A Rena do Nariz Vermelho, O Filme (Rudolph, the Red-Nosed Reindeer: The Movie)
Criada por Robert May no final da década de 30, a história de uma rena de nariz vermelho chamada Rudolph já faz parte do Natal das pessoas há várias décadas. Ganhou um curta em 1948 e um telefilme em 1964, até chegar aos cinemas com Rudolph – A Rena do Nariz Vermelho, O Filme, lançado em 1998.
5- O Expresso Polar (The Polar Express, 2006)
Foi o primeiro filme de animação feito totalmente com captura digital de atores reais. Além disso, Tom Hanks dubla/interpreta vários personagens, incluindo o Papai Noel. Na tramam, um garoto não acredita mais no Papai Noel, mas, em determinado dia, se vê em meio a uma verdadeira aventura natalina, à bordo de um trem misterioso. A trilha sonora é recheada de clássicos como “Santa Claus is Comin’ to Town”, “Silver Bells”, “Here Comes Santa Claus” e “White Christmas”.
6- O Conto de Natal dos Muppets (The Muppet Christmas Carol, 1992)
É aquela mesma história do conto de Charles Dickens, com os fantasmas dos natais passado, presente e futuro, mas com os personagens dos Muppets. Foi o primeiro filme da marca após a morte de Jim Henson e Richard Hunt, o criador e um dos primeiros bonequeiros dos Muppets.
7- Um Duende em Nova York (Elf, 2003)
Um Duende em Nova York traz Will Ferrell como um humano criado no Polo Norte que acaba se tornando um elfo. Seu tamanho avantajado acaba prejudicando o contato com os outros ajudantes do Papai Noel, então ele se muda para Nova York em busca da verdadeira identidade. Na trilha, clássicos natalinos como “Jingle Bell Rock”, “Santa Claus is Comin’ to Town” e “Auld Lang Syne”.
8- Meu Papai é Noel (The Santa Clause, 1994)
Após acidentalmente matar o Papai Noel às vésperas do Natal, o vendedor de brinquedos Scott Calvin é obrigado a assumir o papel do bom velhinho para tentar salvar o final de ano de crianças de todo mundo. Tim Allen vive Scott em Meu Papai é Noel. O filme ganhou ainda as sequências Meu Papai é Noel 2 e Meu Papai é Noel 3.
9- O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas, 1993)
Um visual sombrio e exótico diferencia O Estranho Mundo de Jack da maioria dos filmes natalinos, mas nem por isso deixa de ter o espírito da época. Escrito e produzido por Tim Burton, o longa gira em torno de uma cidade que só comemora o Halloween. Após verificar o espírito natalino de outra vizinhança, Jack decide que a população do local deve promover seu próprio natal.
10- Milagre na Rua 34 (Miracle on 34th Street, 1994)
A garotinha Susan não acredita em Papai Noel, mas acaba mudando de ideia depois da chegada de um novo Noel na loja onde a mãe dela trabalha. Eles criam uma relação próxima e ele promete que vai provar para a menina, e para todo mundo, que ele é mesmo o bom velhinho, e que ele existe.
11- Papai Noel às Avessas (Bad Santa, 2003)
Papai Noel às Avessas consegue promover o espírito natalino mesmo trazendo um Papai Noel bem sem noção. O “velhinho” vivido por Billy Bob Thornton fuma, usa drogas, bebe sem parar e fala palavrões do início ao fim do longa, mesmo assim é atingido pelo clima do Natal. Na trilha, clássicos natalinos como “Jingle Bell Rock”, “Let It Snow, Let It Snow, Let It Snow”, “Jingle Bells” e “Have Yourself a Merry Little Christmas”.
12- Feliz Natal (Joyeux Nöel, 2005)
Com esse nome e com uma trama tão bela, Feliz Natal não poderia faltar na lista. A coprodução entre França, Alemanha e Inglaterra, conta a história de uma verdadeira lição de humanidade, quando soldados inimigos durante a Primeira Guerra Mundial, em 1914, interrompem a batalha durante as festas natalinas.
13- Os Fantasmas Contra-atacam (Scrooged, 1988)
Os Fantasmas Contra-atacam é mais uma versão de Charles Dickens para as telonas. Dirigido e produzido por Richard Donner e estrelado por Bill Murray, o longa conta a história de Frank Cross, um diretor de uma rede de TV que só pensa na audiência e no sucesso do canal, pouco se importando para a vida de seus funcionários. Determinado dia, recebe a visita de três fantasmas, um do passado, um do presente e outro do futuro e é obrigado a confrontar suas escolhas.
14- Férias Frustradas de Natal (Christmas Vacation, 1989)
Após o sucesso de Férias Frustradas, os produtores decidiram colocar o louco personagem de Chevy Chase em um clima mais natalino. Aí nasceu Férias Frustradas de Natal, que coloca Clark (Chase) tentando preparar o Natal perfeito para sua família. Ele compra a árvore mais bonita e coloca centenas de luzes na fachada de sua casa. Como não poderia deixar de ser, as coisas não vão sair do jeito que ele e sua família esperavam.
15- Operação Presente (Arthur Christmas, 2011)
Operação Presente mostra como é que Papai Noel consegue entregar todos os presentes em uma única noite. Está é a pergunta que Operação Presente tenta responder. A animação é bonitinha e bem divertida, mostrando uma linhagem de Papais Noéis e como é feito o trabalho de entrega dos presentes.
16- A Felicidade Não Se Compra (It’s a Wonderful Life, 1946)
Indicado a cinco prêmios Oscar, A Felicidade Não Se Compra conta a triste história de um homem que tem uma vida difícil e decide se jogar de uma ponte na época do Natal. Ele, no entanto, recebe a visita de um Anjo e passa a repensar sua escolha. Dirigido pelo lendário Frank Capra, o filme conta com James Stewart, Donna Reed e Thomas Mitchell.
17- Os Fantasmas de Scrooge (A Christmas Carol, 2009)
Após realizar O Expresso Polar, Robert Zemeckis decidiu comandar outra produção natalina em forma de animação. Os Fantasmas de Scrooge é uma adaptação de obra clássica de Charles Dickens. Na trama, Ebenezer Scrooge (Jim Carrey) é um sujeito mesquinho que só pensa em dinheiro e não liga nem um pouco para o clima natalino. Após a morte de seu sócio, ele recebe a visita de três fantasmas, um de seu passado, outro do presente e um terceiro do futuro.
18- O Adorável Avarento (Scrooge, 1970)
Inspirado no clássico “Um Conto de Natal”, de Charles Dickens, O Adorável Avarento, de Ronald Neame, tem Albert Finney como o ranzinza Ebenezer Scrooge, enquanto que Alec Guinness e Anton Rodgers completam o elenco. O longa conquistou quatro indicações ao Oscar.
19- Uma História de Natal (A Christmas Story, 1983)
Dirigido por Bob Clark, Uma História de Natal conta a divertida história de um garoto (Peter Billingsley) que tenta convencer os pais, os professores e até mesmo o Papai Noel de que o presente ideal de Netal seria uma espingarda de brinquedo. Na trilha, clássicos como “Jingle Bells” e “Santa Claus Is Coming to Town”.
20- Gremlins (Gremlins, 1984)
Rand Peltzer é um inventor que, ao tentar dar um presente de Natal único para seu filho, Billy Peltzer, compra em uma loja de artigos chineses um Mogwai, um bichinho aparentemente gracioso. Mas o dono, um velho chinês, não queria vendê-lo por dinheiro nenhum, pois ter um Mogwai envolve muitas responsabilidades. Entretanto, o neto do ancião o vende por 200 dólares, diz as regras essenciais para ter um Mogwai, porém não é ouvido com a devida atenção. Todos nós já sabemos o que aconteceu, né?
*** BÔNUS ***
O Natal de Charlie Brown (A Charlie Brown Christmas, 1965)
O Natal do Charlie Brown não é exatamente um filme. Com apenas 25 minutos, o curta é a primeira aparição de Charlie Brown, Snoopy, Linus e cia nas telinhas, após anos brilhando como tiras de jornais. Além da importância história, ele ainda representa como poucos o espírito do Natal. Por tudo isso, é o nosso bônus de Natal e vale a pena ser assistido.
Na trama, Brown está incomodado com o fato de que as pessoas ligam mais para o lado mercadológico do Natal do que para os sentimentos e significados por traz da data. O especial conquistou um Emmy em 1966 e foi exibido constantemente pelo SBT na década de 80.