’30 Dias com a Minha Ex’ e o descanso da loucura
Taynna Gripp
Guimarães Rosa, o escritor mineiro muito sábio, dizia que “qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura”. O filme 30 Noites com a Minha Ex (30 Noches con mi Ex), do Star Plus, é uma comédia romântica que serve muito bem de ilustração para esse conceito: o amor é, quase sempre, a nossa balsa de salvação da loucura.
Andrea Lobato (Pilar Gamboa) – ou apenas Loba – é uma mulher madura que está reclusa há três anos em uma casa de apoio psiquiátrico, com seu tratamento em dia. Sua médica indica que ela pode ser ressocializada pedindo ajuda a seu ex-marido Turbo (Adrián Suar) para isso, sugerindo que Loba passe os trinta primeiros dias pós tratamento no apartamento com o ex e sua filha.
Suar, que interpreta tão sensivelmente Turbo, também é corroteirista e diretor do filme. E é nítido como o cinema argentino segue produzindo obras românticas com tom de humor questionador, tal qual o grande sucesso “Medianeras”. Tudo na trama é bem desenvolvido para que a doença de Loba seja abordada de modo genuíno, trazendo reflexões sobre o processo de aprendizado próprio de quem vive em meio à loucura e também de quem precisa lidar com ela dentro do outro.
Leia também:
‘Em Busca de Mim’ aborda temática pesada com sensibilidade
Com belíssima fotografia, ‘Destemida’ repete fórmula de sucesso da Netflix
Bom suspense espanhol, ‘Infiesto’ critica o fanatismo e as fake news
Química entre os atores
A relação de Turbo com Loba é linda de ser vista em tela e os dois atores têm uma química deliciosa, seja para as cenas mais densas em que discutem ou para as de amor, em que só pela troca de olhares conseguimos acessar o sentimento que compartilham. Viver é uma grande aventura para a qual nem sempre estamos prontos, mas seguimos mesmo assim, procurando incansavelmente por nossa melhor versão, não só para aqueles que amamos, mas, para nós mesmos.
Em um acerto de tom, assistir ao filme já tendo convivido com alguém que também tenha algum transtorno psicológico nos faz arrancar uma ou outra gargalhada sincera e também libertar, um pouquinho, o nó na garganta. Afinal, se ninguém está imune ao amor, também não está à loucura. E o amor é exatamente o ponto de equilíbrio que nos faz olhar o outro e compreender que os opostos nem sempre se atraem, mas os dispostos, sempre.
Quando o terceiro ato chega ao fim e Loba, sua filha e Turbo encontram um modo de viver o próprio caos com plenitude, um suspiro de alegria acompanha os créditos finais. É ótimo ver que relações saudáveis podem ser o nosso bote salva-vidas, afinal, o amor é mesmo tudo isso que dizem dele, desde que seja sincero.
Onde assistir ao filme 30 Noites com a Minha Ex (2022)?
A saber, 30 Noites com a Minha Ex foi incluído recentemente no catálogo do Star Plus.
Aliás, está de olho em algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Por fim, não deixe de acompanhar o UltraCast, o podcast do Ultraverso:
Trailer do filme 30 Noites com a Minha Ex, do Star Plus
30 Noites com a Minha Ex: elenco do filme do Star Plus
Adrián Suar
Pilar Gamboa
Rocío Hernández
Pichu Straneo
Ficha Técnica do filme 30 Noites com a Minha Ex, do Star Plus
Título original do filme: 30 Noches con mi Ex
Direção: Adrián Suar
Roteiro: Javier Gross
Duração: 95 minutos
País: Argentina
Gênero: comédia romântica
Ano: 2022
Classificação: 12 anos