3rd Secret crítica do álbum ouvir comprar nirvana pearl jam e soundgarden

3rd Secret, banda com integrantes de Nirvana, Pearl Jam e Soundgarden, lança álbum impecável

Wilson Spiler

Quem viveu os anos 1990, sabe o que o grunge representou na década. Expoente de uma geração, o Nirvana não foi o precursor do movimento, mas deu espaço para outras diversas bandas que apareciam na época como Pearl Jam, Soundgarden, Alice in Chains, Stone Temple Pilots, e por aí vai, só para ficar em algumas das mais famosas.

Então, com o álbum-surpresa homônimo do 3rd Secret, que chegou às plataformas digitais nesta segunda-feira (11), a nostalgia e a esperança de um recomeço para o gênero se acendem novamente. Afinal, o grupo é formado por nada menos que integrantes das principais bandas do ritmo: Nirvana, Pearl Jam e Soundgarden.

Supergrupos do ‘passado’

Já vimos supergrupos que fizeram muito sucesso, mas desapareceram tão rapidamente quanto surgiram, como Superheavy (com Joss Stone, Mick Jagger, Dave Stewart, ex-guitarrista do Eurythmics, Damian Marley e A.  R. Rahman); Little Joy (com Rodrigo Amarante, do Los Hermanos, o meio brasileiro/meio americano baterista dos Strokes, Fabrizio Moretti, e a vocalista Binki Shapiro); Audioslave (com Brad Wilk, Tom Morello, e Tim Commerford, do Rage Against the Machine, e Chris Cornell, do Soundgarden); Velvet Revolver (com Slash, Duff McKagan e Matt Sorum, ex-membros do Guns N’ Roses, Dave Kushner, da Wasted Youth, e Scott Weiland, do Stone Temple Pilots), por exemplo.

https://youtu.be/jw0BHwYSn6o

Integrantes do 3rd Secret

Formado por Krist Novoselic, baixista do Nirvana; bem como Kim Thayil, guitarrista  do Soundgarden; e Matt Cameron, baterista do Pearl Jam e Soundgarden; o famoso trio se junta a Bubba Dupree, guitarrista do Void; assim como as cantoras Jillian Raye, vocalista do Giants in the Trees, e Jennifer Johnson.

É até difícil descrever a emoção ao ouvir as primeiras notas de “Rhytm of the Ride”, com aqueles acordes “estranhos” que estamos acostumados nas melodias grunge. Embora seja uma música mais calma, sem os ruídos das guitarras, enveredando mais para o folk ou rock alternativo, a essência já está lá.

Por outro lado, o que faltou na primeira faixa chega com força a partir de “I Choose Me”. A sujeira e os riffs das guitarras, além da melodia mais pesada e os vocais mais exaltados, ainda que suaves de Jillian Raye e Jennifer Johnson, estão presentes.

Sonic Youth, Mudhoney e Pixies

É impossível não remeter o som da 3rd Secret também a alguns grupos, como Sonic Youth, para muitos um dos “pais do grunge”, Mudhoney e até Pixies, uma das grandes influências de Kurt Cobain. Eu diria que também é impossível não se empolgar com o álbum se você for um fã do gênero.

Experimente desfrutar da guitarra de Kim Thayil em “Lies Fade Away”. É um deleite para os ouvidos e um afago no coração. Dê play em “Live Without You” e tente não se emocionar com os acordes do violão de Jillian Raye. Esforce-se em não se encantar com o acordeão (isso mesmo) de  Krist Novoselic. É difícil, extremamente difícil.

O 3rd Secret chegou com tudo, esperamos que para ficar. A ideia inicial, de acordo com os integrantes, é lançar três álbuns, mas esperamos por mais, muitos mais. Porque lançar um discão desses e não retornar é, no mínimo, uma crueldade. Não me façam isso, por favor.

Ouça o álbum da banda 3rd Secret, com integrantes de Nirvana, Pearl Jam e Soundgarden

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN