42ª Mostra de SP conta com 62 filmes nacionais na programação

Wilson Spiler

A 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo traz, este ano, uma seleção de 62 filmes brasileiros, incluindo sessões especiais de clássicos do país. A Mostra Brasil apresenta longas reconhecidos por festivais internacionais, como TINTA BRUTA, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher, duplamente premiado no Festival de Berlim; AZOUGUE NAZARÉ, de Tiago Melo, que levou o prêmio Bright Future no Festival de Rotterdam; CHUVA É CANTORIA NA ALDEIA DOS MORTOS, de Renée Nader Messora e João Salaviza, prêmio do júri de Melhor Documentário em Cannes; e SUEÑO FLORIANÓPOLIS, de Ana Katz, vencedor do Prêmio Especial do Júri, do prêmio de melhor atriz para Mercedes Morán e do Prêmio da Crítica no Festival de Karlovy Vary, além do longa indicado pelo Brasil para concorrer a uma vaga no Oscar 2019, O GRANDE CIRCO MÍSTICO, de Carlos Diegues.

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Entre os nacionais ainda inéditos no país que serão apresentados no evento estão RASGA CORAÇÃO, de Jorge Furtado, O OLHO E A FACA, de Paulo Sacramento, RELATOS DO FRONT, de Renato Martins, SEQUESTRO RELÂMPAGO, de Tata Amaral, e DESLEMBRO, de Flávia Castro.

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Destacam-se entre as sessões especiais a exibição inédita no país da cópia restaurada de CENTRAL DO BRASIL, filme dirigido por Walter Salles que completa 20 anos. Também ganham sessão especial a cópia restaurada de O BANDIDO DA LUZ VERMELHA, de Rogério Sganzerla, e o longa O BRAVO GUERREIRO, de Gustavo Dahl, que comemoram cinco décadas de lançamento, além de FELIZ ANO VELHO, que completa 30 anos e tem direção de Roberto Gervitz. Restaurada pela Fundação George Lucas e executada pela Film Foundation, de Martin Scorsese, a cópia do filme PIXOTE – A LEI DO MAIS FRACO, de Hector Babenco, também ganha sua primeira exibição no Brasil durante o evento.

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Os títulos da competição concorrem ao Troféu Bandeira Paulista de Melhor Filme, dado pelo Júri Internacional da 42ª Mostra. Entretanto, todos os brasileiros da Perspectiva Internacional e da Competição Novos diretores concorrem ao Prêmio do Público da Mostra, que inclui o Troféu Bandeira Paulista de Melhor Filme Brasileiro.

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A 42ª Mostra vai contemplar pela segunda vez com o Prêmio Petrobras de Cinema dois filmes brasileiros e pela primeira vez eles serão escolhidos pelo público: R$ 300 mil serão concedidos aos títulos determinados pelos espectadores, sejam da Competição ou da Perspectiva, sendo R$ 200 mil para o melhor longa de ficção e R$ 100 mil para o melhor longa documentário.

Veja abaixo a lista completa de títulos nacionais que serão exibidos durante a Mostra:

APRESENTAÇÃO ESPECIAL
TÍTULO DIREÇÃO ANO
As Canções Eduardo Coutinho 2011
Central do Brasil Walter Salles 1998
Conversa Com Ele Bárbara Paz 2018
Feliz Ano Velho Roberto Gervitz 1988
Jardim de Guerra Neville de Almeida 1968
Juliana na Cinemateca Diego Quinderé de Carvalho, Estevão Meneguzzo 2017
Matar Ou Correr Carlos Manga 1954
Neville D’Almeida: Cronista da Beleza e do Caos Mario Abbade 2018
O Bandido da Luz Vermelha Rogério Sganzerla 1968
O Bravo Guerreiro Gustavo Dahl 1968
O Grande Circo Místico Carlos Diegues 2018
Omindá André Abujamra 2018
Omindá / Doc André Abujamra, Mauro Nascimento 2018
Ópera do Malandro Ruy Guerra 1986
Pixote: A Lei do Mais Fraco Hector Babenco 1981
Simonal Leonardo Domingues 2018
Uma Noite Não é Nada Alain Fresnot 2016
Uma Vida Em Segredo Suzana Amaral 2001
COMPETIÇÃO NOVOS DIRETORES | PERSPECTIVA INTERNACIONAL
TÍTULO DIREÇÃO PAISES ANO
A Terra Negra dos Kawa Sérgio Andrade Brasil 2018
A Voz do Silêncio André Ristum Brasil 2018
Alma Clandestina José Barahona Brasil 2018
As Quatro Irmãs Evaldo Mocarzel Brasil 2017
Azougue Nazaré Tiago Melo Brasil 2018
Bando, Um Filme de: Lázaro Ramos e Thiago Gomes Brasil 2018
Bia (2.0) Cristiano Calegari e Lucas Zampieri Brasil 2018
Cano Serrado Erik de Castro Brasil 2018
Chuva É Cantoria na Aldeia dos Mortos Renée Nader Messora, João Salaviza Brasil, Portugal 2018
Clementina Ana Rieper Brasil 2018
Com A Palavra, Arnaldo Antunes Marcelo Machado Brasil 2018
Cravos Marco Del Fiol Brasil 2018
Deslembro Flávia Castro Brasil, França, Catar 2018
Domingo Clara Linhart e Fellipe Barbosa Brasil 2018
Fabiana Brunna Laboissière Brasil 2018
Filme Ensaio Maria Flor Leite Calaça Brasil 2017
Filme Paisagem: Um Olhar Sobre Roberto Burle Marx João Vargas Penna Brasil 2018
Frans Krajcberg: Manifesto Regina Jehá Brasil 2018
Humberto Mauro André Di Mauro Brasil 2018
Ilha Ary Rosa, Glenda Nicácio Brasil 2017
Inezita Helio Goldsztejn Brasil 2018
Intimidade Entre Estranhos José Alvarenja Jr. Brasil 2018
Los Silencios Beatriz Seigner Brasil, França, Colômbia 2018
Meio Irmão Eliane Coster Brasil 2018
Meu Nome é Daniel Daniel Gonçalves Brasil 2018
Mormaço Marina Meliande Brasil 2018
O Barco Petrus Cariry Brasil 2018
O Olho E A Faca Paulo Sacramento Brasil 2018
O Pequeno Mal Lucas Camargo de Barros e Nicolas Thomé Zetune Brasil 2018
O Samba É Meu Dom Cristiano Abud Brasil 2017
Rasga Coração Jorge Furtado Brasil 2018
Relatos do Front Renato Martins Brasil 2018
Rio da Dúvida Joel Pizzini Brasil 2018
Santo Amaro era Skatista Felipe Martins Brasil 2018
Sequestro Relâmpago Tata Amaral Brasil 2018
Sócrates Alex Moratto Brasil 2018
Sol Alegria Tavinho Teixeira Brasil 2018
Sueño Florianópolis Ana Katz Brasil 2018
Temporada André Novais Oliveira Brasil 2018
Tinta Bruta Marcio Reolon, Filipe Matzembacher Brasil 2018
Todas As Canções De Amor Joana Mariani Brasil 2018
Torre Das Donzelas Susanna Lira Brasil 2018
Um Dia para Susana Giovanna Giovanini, Rodrigo Boecker Brasil 2018
Vitória Alberto Bellezia Brasil 2018

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN