Mostra de SP 2021 anuncia filmes e festival híbrido
Ana Rita
Neste sábado, 9 de outubro, o ULTRAVERSO acompanhou a coletiva de imprensa da 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. A cerimônia contou com a participação de Renata de Almeida, a diretora do evento; assim como os patrocinadores do festival. Durante a coletiva houve o anúncio dos filmes selecionados para a Mostra de SP 2021, além de algumas novidades em relação ao festival passado.
Hibridismo
O formato da Mostra de SP 2021 será híbrido, com algumas sessões presenciais e outras online. A diretora contou da dificuldade que o setor de exibição de filmes, principalmente de menor circuito, sofreram e sofrem nessa pandemia. Renata acredita que o evento é da cidade e, por isso, é obrigação voltar para a cidade, para o cinema. Assim, o festival vai garantir essa volta com as medidas necessárias. Por exemplo, 50% da lotação, comprovante de vacinação e o uso obrigatório de máscaras.
A arte
A tão esperada vinheta da Mostra de SP 2021 foi exibida na coletiva cercada de expectativas. Isso porque a arte do pôster do festival esse ano foi feita por Ziraldo. Renata disse que já pensavam em outras edições convidar o cartunista para a produção. Até que o documentário sobre o artista, dirigido por Fabrizia Pinto, filha dele, foi a oportunidade que estavam esperando. Com alegria, a diretora da 45ª edição contou que cartaz teve muita aprovação na rede. Confira no fim do texto.
Onde assistir a Mostra de SP 2021?
Para a exibição dos filmes selecionados, a Mostra de SP 2021 contará com a parceria e exibição do Petras Belas Artes, Cinesesc, Espaço Itaú, Cinesala, Reserva Sala e Cine Marquise. Também haverá sessões especiais, como no Museu da Imigração e no Centro Cultural São Paulo.
O evento contará com sessões ao ar livre, como a sessão do documentário Summer Of Soul‘, de Ahmir Thompson, no Vale do Anhangabaú, no Vão Livre do Masp. Para mais informações, visite o site: 45ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.
45ª Mostra de SP: filmes selecionados em 2021
A lista dos filmes selecionados é bem diversa, contando com participantes de outros festivais, como Sundance, Veneza e Cannes. Alguns títulos já haviam sido anunciados antes da coletiva. Titane, de Julia Ducournau, filme vencedor da Palma de Ouro; bem como Annette, de Leos Carax, vencedor de Melhor Direção de Cannes; e, por fim, Má Sorte ou Pornô Amador, de Radu Jude, vencedor de Berlim, sendo este último, o filme que abre o festival de forma online.
Dentre os filmes selecionados, alguns que tiveram aquisição exclusiva pela plataforma MUBI. Então terão premiere nacional durante o festival. Titane, Annette, Memoria, Lamb, entre outros, são alguns dos longas que ficarão disponíveis para os assinantes.
Durante a coletiva também houve anúncio do aguardado próximo longa de Wes Anderson, A Crônica Francesa; assim como de France, dirigido por Bruno Dumont; 7 Prisioneiros, de Alexandre Moratto; A Última Noite No Soho, de Edgar Wright, e vários outros títulos. Enfim, confira a lista completa abaixo no site da Mostra de SP 2021.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.