CRÍTICA | ‘Batman – A Piada Mortal’: Imperdível para os fãs do Cavaleiro das Trevas
Demétrius Carvalho
Sempre tento tecer meus comentários sobre os filmes de um ponto de vista mais técnico, mas na animação em questão, não há como esquecer o adolescente de 15 anos que tinha coleção de HQ e que era conhecido pela quantidade de revistas e do quanto eu lia (aliás, lá atrás já era um devorador literário). Sendo assim, é óbvio que inúmeras histórias ficaram perdidas nos escombros de minha mente e dentre umas 5 ou 6 que nunca me saíram da cabeça, essa se encontra entre elas: A Obra clássica de Alan Moore e Brian Bolland no final da década de 80, mas vamos à animação em questão.
Embora Batman seja um ícone da cultura pop americana (e do mundo) e tendo já uma série de películas destinadas ao Homem-morcego, não acho que caiba muitas comparações com as anteriores pelo fato de ser animação. Principalmente sobre esse aspecto, ele está um pouco mais para os desenhos que já vimos na tv, mas se você quer ver antes da maioria das pessoas, verá um enredo bem interessante trabalhando o lado psicológico dos personagens. Comumente chamamos isso de animação para adultos. Realmente não vale a pena levar seu pimpolho se ele for jovem demais.
Coringa mais uma vez consegue fugir da prisão e descontrolado em seu mundo psicótico, resolve atacar o comissário Gordon, assim como sua filha, Barbara Gordon, ou a Batgirl se você preferir. Isso tudo justamente em um período de crise entre Batman e Batgirl (seja ele do ponto de vista profissional ou emocional).
Paralelamente é contada a história do Jovem Coringa e de quando ele se tornou o vilão que conhecemos até o sadismo do atual momento, quando ele tenta “dar um dia ruim” ao comissário para mostrar-lhe o quanto são semelhantes. Batgirl jamais se esquecerá ‘desse dia’ e uma vez mais a sagacidade de nossa herói será posta à prova nessa animação em um tom mais soturno e denso do que o habitual Batman que vimos na tv e isso tudo graças a direção de Sam Liu que resolveu resgatar essa obra.
Imperdível para os fãs do Cavaleiro das Trevas.
FICHA TÉCNICA