Comic Con Experience 2015 | Saiba mais sobre o terceiro dia [BÔNUS]
Gisela Cardoso
Não é à toa que o sábado, dia 05 de dezembro, foi a primeira data a ter seus ingressos esgotados para a segunda edição da Comic Con Experience 2015, em São Paulo. Já no início da manhã, o público compareceu em massa à espera da abertura dos portões do Centro de Exposições, já que inúmeras e variadas atrações o aguardavam lá dentro.
Apesar das filas quilométricas para a entrada no evento, tudo foi bem organizado, o que rendeu um ágil ritmo no fluxo das pessoas, as quais já estavam ansiosas pelo o que poderiam ver neste terceiro dia de evento. Aliás, ao dar os primeiros passos adentro do local, a primeira coisa que se podia ver eram réplicas gigantes do Homem de Ferro e do Hulk, que eram, na verdade, os recepcionistas de uma exposição de figures dos personagens da Marvel. No entanto, quem quisesse tirar uma foto com os Vingadores gigantes era preciso encarar mais uma grande fila. Além do mais, filas e mais filas se formavam na entrada de todas exposições e painéis. E isso, de certa forma, era mais do que o esperado para um dia que teve todos os seus ingressos esgotados.
Os painéis da Warner trouxeram suas séries mais consagradas, como Arrow e The Flash – em especial o seriado do Arqueiro Verde, que expôs o traje do protagonista e da Sara Lance (a primeira Canário, interpretada por Caity Lotz). Mas sua maior atração foram as réplicas em tamanho real dos protagonistas do filme Batman vs. Superman, que desde o início, encantaram todo o público.
A Netflix também chamou atenção, exibindo até trechos de suas séries, com um foco especial em Demolidor e a recém-lançada Jessica Jones. Quanto a Fox, de todas suas atrações, talvez a que mais se destacou foi o seu painel de divulgação ao filme Deadpool, que será lançado em fevereiro. Além de tirar fotos em um belo cenário, o público pôde ir à loucura com um cosplay do Deadpool, que também estava presente como parte do painel, vestindo um autêntico traje do protagonista do filme. Além disso, outros destaques foram os painéis de X-Men Apocalipse, que também será lançado ano que vem.
Assim como a Marvel, a DC Comics trouxe inúmeras figures de seus personagens. Aliás, este ano, Frank Miller foi o homenageado do evento, o qual fez uma aparição surpresa neste dia – uma vez que estava fora de sua agenda – para atender às 50 primeiras pessoas que haviam chegado ao local. Sem dúvidas, o sábado da CCXP 2015 estava repleto de surpresas e ótimo entretenimento aos fãs. No entanto, nem tudo sempre são flores em um grande e importante evento.
Houve confusão no painel do quadrinista Jim Lee, que atendeu aos fãs naquela tarde. Tudo começou com a organização do evento pois, conforme tinha divulgado anteriormente, seria preciso obter uma pulseira uma hora antes do início do painel. Mas, ao chegar lá, tudo o que se podia ver era dezenas de fãs amontoados no local à procura das pulseiras, mas nenhuma informação a respeito estava sendo divulgada pelos responsáveis. O tempo ia passando e o público ficava cada vez mais irritado e inconformado – até que um funcionário emitiu a seguinte notícia: o quadrinista só atenderia determinados nomes de uma lista – tal lista que pegou muitos de surpresa, sendo composta pelos nomes das pessoas que chegaram lá pela manhã. O que havia sido divulgado não foi cumprido.
Aliás, a falta de informações pelo local foi um dos pontos negativos deste sábado. Não havia placas que pudessem orientar as pessoas pelo evento, além da escassez de funcionários que pudessem atuar nesta função. Para completar, após uma forte chuva no fim da tarde, houve uma queda de energia, a qual durou por alguns minutos. No entanto, qualquer evento que seja está propenso a tais falhas, que podem ser corrigidas e superadas facilmente em suas edições posteriores.
Voltando aos aspectos positivos, o público pôde contemplar várias atrações de peso no auditório Cinemark, como um painel com os diretores de “Capitão América:Guerra Civil”, e um trecho do novo Star Wars, “O Despertar da Força”, que sai ainda este mês. Mas, obviamente, tais atrações foram restritas a um determinado número de pessoas, às quais batalharam cedo para conseguir um lugar privilegiado nas filas gigantescas.
Não é de se admirar que a Comic Con Experience se tornou, já em sua segunda edição, o maior evento de entretenimento na América Latina (aliás, até foi possível encontrar com pessoas de outros países sul-americanos pelo festival). Investindo cada vez mais em variadas mídias e valores culturais, a CCXP atrai a atenção de todos, e não somente dos nerds de quadrinhos, como muita gente pensa por aí.
Apesar das falhas, que podem ser corrigidas sem transtornos, este sábado só deixou a todos com mais ansiedade pelo dia seguinte, e um gostinho de “quero mais” naqueles que, infelizmente, não puderam comparecer no encerramento da CCXP 2015.