Crítica de Filme | Um Suburbano Sortudo

Barbara Braga

O que acontece quando um humilde vendedor ambulante descobre que é o único herdeiro de um milionário? A fórmula já explorada em outras produções está de volta apostando dessa vez em Rodrigo Sant’Anna e seu humor popular já tão conhecido dos brasileiros.

Rodrigo Sant’Anna é Denílson, um camelô de Madureira simpático e bem humorado que após descobrir ser o único  herdeiro de uma fortuna  construída por Damião, um honesto empresário,  inicia uma série de trapalhadas em sua convivência com  sua nova “família”, formada por duas ex mulheres do falecido e seus respectivos filhos. Essa família de gente interesseira e de vida fácil não aceita perder seus privilégios para um pobre suburbano e inicia um plano para fazê-lo desistir da herança.

A história é comum, o roteiro simples deixa  algumas conclusões para trás e Um Suburbano Sortudo não vai além do esperado ao focar em piadas prontas, machistas e escatológicas. Os personagens  são típicos do subúrbio, bem caricatos e o humor  gira em torno das diferenças de classes. Apesar disso, apresenta pontos positivos ao tratar do incômodo que ascensão da classe C causa entre os membros da alta sociedade carioca e como esta tenta disfarçar esse incômodo a todo custo.

Um-Suburbano-Sortudo_cr-®dito-Pedro-Curi-16

Com fotografia e figurino interessantes, Um Suburbano Sortudo representa o Subúrbio e a Zona Sul, não deixando faltar piadas sobre seus habitantes.

Rodrigo Sant’Anna é um ótimo comediante e está bem em cena, defende seu personagem e mostra  também sua humanidade e seus valores.  Seu humor físico e suas típicas caracterizações de personagens do cotidiano suburbano são hilárias e bem construídas, e a cena em que Denílson vai a um restaurante natural e seu encontro com um cineasta pedante em uma festa garantem  boas risadas.

Carol Castro tem uma atuação correta como Sofie, a enteada boazinha e não interesseira de Damião. Sofie se torna o anjo da guarda e interesse amoroso de Denílson, mas parece um pouco desconfortável  com sua personagem e o casal não funciona bem em cena.

Enfim, Um Suburbano Sortudo tem piadas fáceis e humor de baixo calão, é feito para ser popular e agradar ao público que já conhece Rodrigo Sant’Anna da televisão. Alcança esse objetivo e provavelmente será um sucesso. Mas não é bom.

FICHA TÉCNICA:

Direção: Roberto Santucci

Roteiro: L.G Bayão e Paulo Cursino

Elenco: Rodrigo Sant’Anna, Carol Castro, Stepan Nercessian, Victor Leal, Cláudia Alencar, Guida Vianna

Gênero: Comédia

Ano: 2016

Estréia: 11/02/2016

Distribuidora: Downtown Filmes

Barbara Braga

NAN