Fitzcarraldo | Clássico de Werner Herzog chega aos cinemas em cópia restaurada
Wilson Spiler
Filmes que marcaram a história do cinema e que são fundamentais para todos os cinéfilos estão no Clássica: cópias restauradas em digital (DCP) dos clássicos do cinema internacional ao circuito comercial do país.
“Fitzcarraldo”, obra indispensável de Werner Herzog, será lançado Rio de Janeiro nesta quinta-feira, 19 de maio.
Em “Fitzcarraldo”, Brian Fitzgerald sonha alto e busca concretizar seus sonhos na pequena cidade de Iquitos, na Amazônia Peruana, em meio à corrida da borracha. O fã de óperas e de Enrico Caruso, Fitzcarraldo, como é chamado pelos peruanos, decide desbravar uma nova rota de extração de borracha nos rios amazônicos, mas para chegar a seu destino, precisa de um grande feito: transportar um enorme barco à vapor por terra, em uma região montanhosa da floresta.
Werner Herzog comandou o set de filmagens de maneira obsessiva e ambiciosa, e seus conflitos com o ator Klaus Kinski permanecem de maneira icônica na história da sétima arte. Por este filme, Herzog recebeu o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes de 1982, e também foi indicado ao prêmio de melhor filme estrangeiro no Globo de Ouro de 1983. O elenco de “Fitzcarraldo” conta com atores brasileiros como José Lewgoy, Grande Otelo e Milton Nascimento.
https://youtu.be/F53yUsgVuL0
FICHA TÉCNICA:
Roteiro e Direção: Werner Herzog
Elenco: Klaus Kinski, Claudia Cardinale, José Lewgoy, Miguel Ángel Fuentes, Paul Hittscher, Huerequeque Enrique Bohorquez, Grande Otelo
Ano: 1982
País: Alemanha/Peru
COR
Duração: 158 min.
Diretor de Fotografia: Thomas Mauch
Montagem: Beate Mainka-Jellinghaus
Música: Popol Vuh
Produtores: Werner Herzog, Lucki Stipetic