CRÍTICA | ‘Procurando Dory’ quebra no primeiro coral e se perde em uma ilha deserta
Ian Dantas
Quem aguardava com muita ansiedade Procurando Dory pode se frustrar com a longa espera. A animação está bem aquém do que se esperava, apresentando um enredo de jogo infantil e momentos que chegam a dar sono.
Procurando Dory, que estreia no próximo dia 30, foi na expectativa da onda do seu precursor “Procurando Nemo”, mas quebrou no primeiro coral de meio metro e se perdeu em uma ilha deserta. Só que ao invés de “sombra e água fresca” o que tivemos foi sono e decepção. E vimos um enredo se derramar e deixar uma mancha de óleo na mar de outras grandes histórias do estúdio Pixar.
O longa é banal e repetitivo, com falas similares e nas raras vezes que fugia do corriqueiro conseguia arrancar uma risada ou outra, mas era sempre muito fácil prever as falas de Dory. O destaque vai para a personagem Destiny e o seu “vizinho” Bailey. A personagem principal, que tem acessos de memórias seletivas em alguns pontos do filme, em outros – que se faz necessário para o bom entendimento da história -, acaba se contradizendo. O que causa uma confusão parecida com esta tentativa de explicar o inexplicável.
Infelizmente, Procurando Dory se perde no desenrolar da trama e tenta testar a capacidade de seus espectadores em seguir aquela linha de raciocínio imprensa pela visão do diretor. Como fã de animações desde pequeno, já vi stop motion de alunos de faculdade com mais sentido e enredo melhor explorado que o deste filme.
É bem provável, no entanto, que as pessoas lotem os cinemas pela expectativa do antecessor ou pela polêmica criada em uma declaração da dubladora de Dory na versão em inglês (Ellen DeGeneres) sobre a possível existência de um personagem transsexual. Acredito ter sido apenas uma equívoco de interpretação de parte da imprensa, mas quem sabe?
Em resumo, Procurando Dory é uma decepção. Os momentos cômicos podem ser contados, a maioria trazido pelos coadjuvantes da história. Esperamos apenas que o estúdio não resolva trazer uma continuidade tão fraca quanto a vista nesta película.
TRAILER:
FICHA TÉCNICA:
Título original: Finding Dory
Gênero: Animação
Direção: Andrew Stanton, Angus MacLane
Roteiro: Victoria Strouse
Elenco: Albert Brooks, Diane Keaton, Dominic West, Ellen DeGeneres, Eugene Levy, Idris Elba, Terrell Ransom Jr., Ty Burrell, Vicki Lewis, Willem Dafoe
Produção: Lindsey Collins
Trilha Sonora: Thomas Newman
Ano: 2016
País: Estados Unidos
Cor: Colorido
Estreia: 30/06/2016 (Brasil)
Distribuidora: Disney
Estúdio: Pixar Animation Studios / Walt Disney Pictures