CRÍTICA #1 | Sem grandes pretensões filosóficas, ‘Negócio das Arábias’ é uma boa pedida

Demétrius Carvalho

Negócio das Arábias (A Hologram for the King), que estreia em 4 de agosto no Brasil, traz Tom Hanks no papel de Alan Clay, um megaempresário norte-americano à beira da falência. Seu casamento, casa e carro já ruíram diante da pressão das contas a pagar e ele vai para a Arábia Saudita tentar fechar um grande negócio que salvará suas finanças, mas o choque de cultura logo de cara é uma grande barreira com um rei saudita, que muda os planos toda hora, impedindo o fechamento do acordo.

Fora a pressão que recebe da empresa, sua ex-mulher tenta botar a filha contra o pai, colocando a culpa nele por ela estar trabalhando para juntar dinheiro e adiando a faculdade, visto que o mesmo não tem como pagar os custos.

Com essa reunião com o rei que nunca acontece, pressão da ex-mulher e da empresa em que trabalha e todas as situações que podem acontecer em um país completamente diferente, ele acaba indo parar no hospital por causa de um grande nódulo que aparece em suas costas.

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No final das contas, tal qual a vida real, nada acontece como havia planejado e, no meio de sua crise da meia-idade, ele acaba fazendo amizade com um motorista e uma médica sauditas, além de uma contadora dinamarquesa. Quando finalmente ele consegue a reunião, a faz de forma muito bem-sucedida para mostrar um sistema de videoconferência com holograma 3D, deixando o líder saudita animado. Tudo parece estar resolvido, mas Alan acaba ligando para sua filha para lhe explicar que estaria com sua volta adiada por tempo indeterminado.

O diretor Tom Tykwer tem alguns trabalhos interessantes, mas Negócio das Arábias não chega perto de “Corra, Lola, Corra”, por exemplo, e recorre em alguns clichês do velho cinema americano. Trata de forma superficial as diferenças culturais e coloca umas piadas previsíveis no meio dos climas tensos. Se não há “furos” quanto aos figurinos ou cenários utilizados, as situações também não são exploradas como realmente aconteceriam. A cena da simulação de uma conferência é no final das contas a saída americana para mostrar como eles são bons com tecnologia (mas cabe também uma crítica à globalização com fatos acontecidos no filme).

Negócio das Arábias é uma adaptação de “Um Holograma para o Rei”, de Dave Eggers, e sem grandes pretensões filosóficas, o longa é uma boa pedida para aqueles momentos que queremos assistir algo mais leve.

TRAILER:


FICHA TÉCNICA:

Título original: A hologram for the king
Direção: Tom Tykwer
Roteiro: Tom Tykwer
Elenco: Tom Hanks, Ben Whishaw, Sarita Choudhury
Distribuição: Mares Filmes
Data de estreia: qui, 04/08/16
País: Estados Unidos
Gênero: drama
Ano de produção: 2016
Duração: 98 minutos

Demétrius Carvalho

Demétrius Carvalho é músico, multi-instrumentista e produtor musical de origem, mas anda com frequência em outras artes passando pela literatura, fotografia. Blogueiro, da suas impressões ainda sobre cinema, artes plásticas e definitivamente é multimídia adorando sobrepor arte sobre arte.

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