9º Cinefantasy terá diversidade, inclusão e homenagem a José Mojica

Wilson Spiler

O CINEFANTASY – Festival Internacional de Cinema Fantástico chega à sua nona edição. O evento traz um total de 119 filmes, de 26 países. A mostra, que acontece de 03 a 08 de setembro no MIS – Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, recebeu 1001 títulos de 58 países e dos cinco continentes durante as inscrições.

Leia mais:

EM COLETIVA DE ‘BACURAU’, ELENCO FALA SOBRE MARIELLE, CENSURA E NORDESTE
AMEAÇA PROFUNDA: FICÇÃO ESTRELADA POR KRISTEN STEWART RECEBE TRAILER
CRÍTICA | ‘BRINQUEDO ASSASSINO’ (2019)
03.Morto Nao Fala_abertura_Cinefantasy 2019

“Morto Não Fala”: filme de abertura do Cinefantasy (Foto: Divulgação)

A saber, a sessão especial de abertura acontece no dia 03/09, às 20h. Na cerimônia, haverá a exibição do filme “Morto Não Fala”. Dirigido por Dennison Ramalho, o filme conta com elenco com nomes de peso como Daniel Oliveira, bem como Fabíula Nascimento, Marco Ricca e Bianca Comparato.

Além disso, o festival homenageia o diretor e ator José Mojica Marins, o eterno Zé do Caixão. O troféu que leva o seu nome é uma réplica da sua famosa mão. A honraria será entregue aos vencedores de cada categoria.

Trofeu Cinefantasy por Talitha Arruda-2

Foto: Talitha Arruda / Divulgação

Diversidade e Atividades Inclusivas

A mostra competitiva apresenta 115 filmes, entre longas e curtas, de 26 países. Todos inéditos no circuito comercial. Um dos destaques é certamente a criação da  mostra Fantástica Diversidade, que recebe filmes com a temática LGBTQ+.

A programação conta ainda com as mostras Mulheres Fantásticas, sessão Espanha Fantástica e Sessões Especiais. Ademais, haverá atividades Inclusivas, com workshop stop motion com monstros animados para crianças portadoras de necessidades especiais da AACD e sessões com legendas descritivas.

“A nona edição foi construída com resistência e muita parceria. Porque entendemos que o audiovisual é um elemento central para a cultura brasileira. Aquece a economia, gera empregos, produz manancial simbólico e o cinema fantástico se apresenta como expansor de sonhos possíveis e impossíveis, fazendo o coração saltar apesar dos tempos  sombrios”, afirma Monica Trigo, diretora do festival.

A Trava das Trevas (Fantástica Diversidade)

“A Trava das Trevas”: filme que compõe a mostra Fantástica Diversidade do Cinefantasy (Foto: Divulgação)

MOSTRA COMPETITIVA

Espinha dorsal do Cinefantasy, a mostra competitiva apresenta o cinema fantástico mundial contemporâneo trazendo filmes de diversos países e diferentes culturas. Aliás, as produções desta edição exploram o fantástico nas mais diversas formas. Os longas da mostra competitiva são, sobretudo, um convite ao público para imaginar como seria a realidade se fosse alterada.

Dentre os inscritos, foram selecionados 115 títulos, entre 19 longas e 96 curtas-metragens, vindos de 26 países. O Brasil está presente em todas as sessões com um total de 39 filmes. Por outro lado, a Espanha é o segundo país com mais filmes em competição: 18.

Aumento expressivo de mulheres diretoras

A grande diferença desta edição é a quantidade de mulheres diretoras. Foi um aumento de 185% em relação a edição de 2018.

Entre os destaques, a criação da mostra Fantástica Diversidade com curadoria do diretor Hsu Chien. Desde as edições anteriores, o Cinefantasy recebe filmes com a temática LGBTQ+. Entretanto, este ano o festival dedica uma mostra competitiva exclusiva aos filmes sobre diversidade sexual. São 8 títulos de sete países.

Com um total de 23 categorias de premiação, o Cinefantasy contempla os melhores longas e curtas-metragens de fantasia, horror e ficção científica. Ademais, há também prêmios técnicos como melhor diretor, roteiro, ator e atriz. Ainda existem categorias exclusivas de estimulo aos cineastas brasileiros da mostra Brasil Fantástico para curtas nacionais. O título vencedor receberá como premiação da Mistika, o serviço de encode DCP de até 20 minutos e do CTAv o empréstimo de uma câmera blackmagic e acessórios por duas semanas e até 20 horas de mixagem.

A novidade é Prêmio “Aquisição Elo Company” no qual o curta-metragem premiado terá representação comercial no território nacional pelo período de 12 meses em diversas plataformas do audiovisual.

BRASIL NO CINEFANTASY

Os longas nacionais “A Noite Amarela”, do diretor paraibano Ramon Porto Mota, inédito em São Paulo e exibido no Festival Internacional de Roterdã, será exibido no dia 06/09, às 20h. A animação curitibana de Tulio Viaro, “O Bem-Aventurado” estreia no dia 03/09, às 16h. Já o documentário “Fakir”, da diretora Helena Ignéz, exibido pela primeira vez em uma mostra competitiva, ganha sessão no dia 04/09, às 19h.

Os curtas brasileiros estão presentes em todas as sessões com filmes das cincos regiões do País, exceto a mostra Espanha Fantástica.

ESTRANGEIROS PREMIADOS

O longa-metragem de ficção cientifica “O Último Nascer do Sol” (The Last Sunrise) do diretor chinês We Ren, desembarca em São Paulo com sete prêmios. Foi eleito melhor filme em festivais como Fantasporto (Portugal), Worldfest Houston e Phoenix Film Festival (EUA). A exibição será no sábado, dia 7 de setembro, às 20h.

Em première nacional, o filme “Você Não Sai Da Minha Cabeça” (You Go ToMy Head), do belga Dimitri de Clercq (que foi produtor do polêmico documentário “Leni Riefenstahl, A Deusa Imperfeita”, de Ray Müller) será exibido na quinta-feira, dia 5 de setembro, às 20h. A obra, que marca a estreia de Dimitri como diretor, já recebeu mais de 20 indicações e sete prêmios em diversos festivais.

O Último Nascer do Sol(Last Sunrise), do diretor chinês We Ren .

“O Último Nascer do Sol”, de We Ren (Foto: Divulgação)

DIRETORES PRESENTES NAS SESSÕES

O 9º Cinefantasy recebe a presença de importantes diretores. Um deles é o curitibano Tulio Viaro, que mostra seu processo criativo com diversas técnicas de animação e manipulação de bonecos no longa “O Bem-Aventurado”. Tulio estará presente no primeiro dia da mostra competitiva, em 03 de setembro, às 16h.

Além disso, o diretor mexicano Carlos Preciado apresenta a obra “Obscuro Despertar”. O cineasta já morou em São Paulo e estudou na New York Film Academy. A première mundial com a atriz Daniela Ortiz acontece no dia 03 de setembro, às 19h.

Ademais, Alon Newman, diretor do filme israelense “A Compositora” (The Composer), exibe seu filme no dia 04 de setembro, às 20h. O diretor do premiado curta-metragem “Antivirus” apresenta seu mais recente longa-metragem em première latino-americana.

Por outro lado, o belga Dimitri de Clercq exibe, em première brasileira, a sessão de “Você Não Sai Da Minha Cabeça” (You Go ToMy Head). Esse é seu primeiro longa-metragem filmado no Marrocos. A sessão acontece no dia 5 de setembro, às 20h.

Outrossim, o diretor australiano Mark Doneo vem ao Brasil para apresentar “As Lágrimas da Casa de Qala” (The Weeping House of Qala), seu segundo longa-metragem. O encontro acontece em première nacional no dia 06 de setembro, às 18h.

Já o diretor brasileiro Ramon Porto Mota apresenta seu horror existencial e os conflitos dos adolescentes no mundo atual com a exibição do longa paraibano “A Noite Amarela”. A exibição acontece no dia 06 de setembro, às 20h, no MIS.

Você Não Sai da Minha Cabeça, de Dimitri De Clercq

“Você Não Sai da Minha Cabeça”, de Dimitri De Clercq (Foto: Divulgação)

FANTÁSTICA DIVERSIDADE

Com curadoria do diretor HsuChien, a mostra Fantástica Diversidade, que tem a temática LGBTQ+, acontece no dia 06 de novembro, às 19h. A saber, haverá exibição de oito curtas-metragens de países como Hong Kong, Espanha, Argentina, México, EUA, Itália e Brasil. A mostra apresenta a necessidade de ampliar o caminho para uma sociedade mais justa e igualitárias em direitos.

MULHERES NO CINEMA FANTÁSTICO

A diretora do festival, Monica Trigo assina a curadoria da mostra Mulheres Fantásticas. O evento apresenta um aumento da presença das mulheres como realizadoras e chama a atenção na programação do 9º Cinefantasy. São 11 títulos da mostra competitiva em que as mulheres estão na direção. Foi um aumento de 185% em relação a edição de 2018.

O CINEMA FANTÁSTICO ESPANHOL

Já não é de hoje que a Espanha se destaca como o país da nova era do cinema fantástico. Assim, não é novidade que o país foi o segundo com maior número de inscritos na 9ª edição do Cinefantasy. Foram 18 selecionados para as mostras competitivas de curtas-metragens. Vale o destaque para a sessão Espanha Fantástica, que traz o que há de melhor no cenário atual do gênero do país.

SESSÕES ESPECIAIS

Além disso, o Cinefantasy homenageia o ator Sérgio Mamberti. Haverá exibição especial do filme “Castelo Rá-Tim-Bum”, de Cao Hamburger. O longa completa 20 anos, no dia 07 de setembro às 11h.

Já o clássico “A Bruxa de Blair” (The Blair Witch Project), que também celebra seus 20 anos em 2019, ganha sessão especial no dia 08 de setembro. A exibição ocorre às 17h.

Por outro lado, o premiado longa brasileiro “Tito e os Pássaros” será exibido no dia 08 de setembro, domingo, às 15h. Trata-se do único filme brasileiro pré-indicado ao Oscar 2019 na categoriamelhor animação. A sessão disponibilizará uma cópia com legenda descritiva. Ademais, estarão presentes os diretores Gabriel Bitar, André Catoto e Gustavo Steinberg.

Kayleigh Gilbert

Kayleigh Gilbert em “Renascida” (Foto: Divulgação)

ABERTURA E ENCERRAMENTO

A saber, o Cinefantasy abre no dia 03 de setembro, às 20h com a sessão especial de “Morto Não Fala”, de Dennison Ramalho. Primeira obra do elogiado diretor dos curtas “Amor Só de Mãe” e “Ninjas”, o longa estreia nos cinemas a partir de 19 de setembro.

Por fim, a cerimônia de encerramento acontece no dia 08 de setembro, às 19h. Haverá homenagens ao ator Sérgio Mamberti e aos diretores Eduardo Sanchez e Dan Myrick pelos 20 anos do filme “A Bruxa de Blair”. Prepare o coração para a surpresinhas na sessão. Também serão divulgados os vencedores da nona edição com entrega do troféu José Mojica Marins.

ATIVIDADES INCLUSIVAS

Enfim, o Cinefantasy oferece um workshop stop motion. Ele contará com monstros animados para crianças portadoras de necessidades especiais da AACD. O evento acontece no dia 22/08, às 14h, na Rua dos Açores, 310. Além disso, as crianças produzirão um filme de no máximo 1 minuto, que será exibido no dia do encerramento do festival (08/09, no Museu da Imagem e do Som).

::: SERVIÇO

Quando: 03 a 08 de setembro
Onde: Museu da Imagem e do Som – MIS-SP (Avenida Europa, 158, Jardim Europa)
Que horas: conferir a programação
Quanto: entrada gratuita (retirada dos ingressos com 1 hora de antecedência)
Mais informações: http://www.cinefantasy.com.br/

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN