Android TV encara Amazon e Apple na briga pelo controle remoto
Colaboração
A Google está desenvolvendo um novo aparelho que deverá se conectar às TVs em breve. Segundo documentos internos vazados pelo The Verge, a gigante trabalha em uma plataforma multimídia com interface minimalista e amigável a fim de capturar o usuário na guerra do sofá. O lema é simplicidade na operação e velocidade na entrega de conteúdo.
– “É uma questão de encontrar e desfrutar de conteúdo com o mínimo de esforço. Será cinematográfico, divertido, fluido e rápido”, afirma a Google no documento.
A ideia é não dar trabalho para o proprietário, deixando-o à vontade em frente à TV enquanto o gadget se encarregará das sugestões, de filmes a games, num arco de ofertas que promete saciar os desejos do espectador. O poder do Android TV estará assentado sobre sofisticados algoritmos que “adivinharão” o que se deseja assistir.
O aparelho será alimentado pelo colossal banco de dados da Google, fonte que garantirá a acuidade na definição do conteúdo personalizado – carta na manga que a gigante reserva para enfrentar a concorrência. Pensou em Big Data? Pois sim.
Quanto à operação, documentos indicam a presença de um controle simplificado, dotado de direcional e dos botões “home”, “back” e “enter”. Haverá também suporte para comandos de voz, seguindo tendência do mercado. O projeto conta ainda com um joystick para games, que deve ser vendido separadamente.
Esta é a terceira tentativa da Google mergulhar nos televisores domésticos. Em 2010, lançou o Google TV, um aparelho de interface complicada que pretendia mimetizar as funções dos smartphones nas televisões. Foi um fracasso retumbante, talvez um dos maiores da companhia. Já o Chromecast segue tímido, sem oferecer ameaça.
Em nova ofensiva, ela aposta no Android TV: “Será uma interface de entretenimento, e não uma plataforma de computador”, revela o documento. E, escaldada, garante: “O acesso ao conteúdo deve ser simples e mágico”. Muitas produtoras estão embarcando na novidade e já desenvolvem conteúdos exclusivos para o novo brinquedinho.
A guerra pelo espaço sobre o rack da sala de estar apenas começou. A Google volta para movimentar o mercado, que já conta com Amazon Fire, Apple TV, Roku, Xbox e Playstation. Briga boa. E haja tomada!
Detalhes sobre o vazamento, aqui.
*Emiliano Mello é jornalista e pesquisador. Apronta por aí desde os tempos da internet a pavio. Editor de vídeo, mata no peito, corta pra direita, corta pra esquerda e põe onde a coruja dorme. É rock do bom ou, quem sabe, jazz.