CRÍTICA #4 | ‘Liga da Justiça’ é um dos melhores filmes desta nova fase da DC

Bruno M. Castro

Antes que as luzes se apagassem, ansiedade e medo transpareciam nas faces da maioria. Ansiedade que talvez tenha-se dado por conta da profunda nostalgia que poucos como Liga da Justiça, até o momento, parecem ter a qualidade de provocar. Já o medo, certamente, permeava-se sobre a possibilidade da película ser mais um descuido da DC, que, mesmo agradando a muitos com “Mulher-Maravilha”, ainda parece não ter obtido a plena confiança dos espectadores após as não tão atraentes recepções perante “Esquadrão Suicida” e “Batman vs Superman” .

CRÍTICA #1 | ‘Liga da Justiça’ acerta em novo tom, trazendo um ar mais esperançoso e cômico para os heróis
CRÍTICA #2 | ‘Liga da Justiça’ ganhou um filme à sua altura
CRÍTICA #3 | Embora não surpreenda, o resultado final de ‘Liga da Justiça’ é brilhante

É inevitável citar a evidente aproximação às produções da Marvel Studios após o sucesso de “Mulher-Maravilha”. A própria contratação de Joss Whedon, diretor do primeiro da franquia de “Os Vingadores”, foi a confirmação do querer mudar para algo atualmente mais palatável à maioria dos espectadores. O resultado disso é uma notável maior fluidez no enredo, uma maior simplicidade na composição das ações das personagens, que não fogem aos seus respectivos atributos, e um alívio cômico bem característico. Por outro lado, há também a presença de vícios no pacote, principalmente na composição da vilania, de voz voluptuosa, atributo que se encaixa muito bem nas cenas de ar mitológico, mas de motivação genérica.

As cenas de ação se alternam entre algo emocionante ou mediano. Algumas são comprometidas por captação e edição lentas, já em outras, essa característica de Zack Snyder se mostra mais interessante e é possível saborear a movimentação sem cortes bruscos e confusão visual.

A construção do plano de fundo das personagens supera a dificuldade que é abordar tantos protagonistas, e se mostra suficiente ao que a trama decide propor. O grande revés é que muito da capacidade de dramatização é abandonado por conta disso, e o que resta não reflete a visão pessimista impressa logo na primeira cena e reduz a probabilidade de aproximação entre personagem-espectador.

Liga da Justiça não foge à teia de previsibilidade que se apresenta quando filmes do gênero se aproximam do término. Não é inovador, mas diverte, é um dos melhores desta nova fase da DC, e talvez satisfaça grande parte do público.

::: TRAILER

::: FOTOS

::: FICHA TÉCNICA

Título original: Justice League
Direção: Zack Snyder, Joss Whedon
Elenco: Gal Gadot, Jason Momoa, Henry Cavill, Ben Affleck, Amy Adams, Ray Fisher, Ezra Miller, Amber Heard, Diane Lane, J.K. Simmons, Jeremy Irons

Distribuição: Warner Bros
Data de estreia: qua, 15/11/17
País: Estados Unidos
Gênero: Ação, Aventura
Ano de produção: 2017
Duração: 121 minutos
Classificação: 13 anos

Bruno M. Castro

NAN