‘Ferrugem’ é selecionado para a mostra competitiva do Festival de Sundance

Wilson Spiler

Ferrugem, longa dirigido por Aly Muritiba, está na mostra competitiva World Cinema, do Festival de Sundance 2018, que acontece de 18 a 28 de janeiro em Park City, Salt Lake City, e em Sundance Mountain Resort, no estado de Utah, nos Estados Unidos.

O Festival ganhou reconhecimento internacional nos últimos 30 anos por apresentar filmes inovadores como “Cães de Aluguel” (1992), “Pequena Miss Sunshine” (2006), “Uma Verdade Inconveniente” (2006), “Preciosa – Uma História de Esperança” (2009), “Indomável Sonhadora” (2013), “Boyhood: Da Infância à Juventude” (2014), “Fruitvale Station: A Última Parada” (2014), “Whiplash: Em Busca da Perfeição” (2015), “O Final da Turnê” (2015), entre outros.

Essa é segunda vez do diretor no Festival de Sundance. Seu primeiro longa, o premiado “Para Minha Amada Morta” (2015), recebeu o Global Filmmaking Award/Sundance Institut 2013.

Em Ferrugem, Muritiba mergulha no universo jovem para contar a história de Tati, uma adolescente cheia de vida, que gosta de compartilhar seus melhores momentos no Instagram e Facebook e que terá sua vida virada do avesso quando algo que ela não queria compartilhar com ninguém cai no grupo de whatsapp do colégio.

“Depois de realizar meu primeiro filme, “Para Minha Amada Morta”, que fala sobre luto e de como imagens registradas através de uma câmera VHS podem ter certas consequências na vida de quem a assiste, decidi que o meu próximo filme seguiria investigando estes temas, mas agora centrando a história no mundo adolescente. Como realizador que já foi professor de ensino médio e que é pai de um adolescente, me pus a pensar acerca das redes sociais, esta comunidade do prazer e da felicidade baseada nas aparências, este universo habitado por autoimagens e promessas de prazer eterno, e de como isto acaba submetendo a todos, mas aos jovens em especial, a uma superexposição que gera confusão de limites entre as esferas publicas e privadas que muitas vezes pode ser fatal. Foi este o ponto de partida para a escrita de ‘Ferrugem’, uma história sobre medo, insegurança, crescimento e misoginia”, explica o diretor.

O longa é uma co produção da Grafo Audiovisual com a Globo Filmes, tem Fernando Meirelles e Guel Arraes como produtores associados e será distribuído no Brasil pela Olhar Distribuição. A previsão de estreia no circuito comercial brasileiro é no segundo semestre de 2018.

::: FICHA TÉCNICA

Título: Ferrugem

Direção: Aly Muritiba

Roteiro: Aly Muritiba, Jessica Candal

Supervisão de roteiro: George Moura

Produção executiva: Christiane Spode, Antônio Junior, Ana Catarina

Produtores associados: Fernando Meirelles, Guel Arraes

Elenco: Clarissa Kiste (Raquel), Dudah Azevedo (Renata), Enrique Diaz (Davi), Giovanni de Lorenzi (Renet), Pedro Inoue(Normal), Tiffanny Dopke (Tati)

País: Brasil

Ano: 2017

Gênero: Ficção

Cor | DCP

Duração: 99 minutos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN