CRÍTICA | ‘Mentes Sombrias’ não surpreende, mas agrada no contexto geral

Paola Jullyanne

O filme Mentes Sombrias é inspirado no livro homônimo da escritora Alexandra Bracken, ele nos conta sobre uma doença que atinge apenas crianças e adolescentes, podendo levar o infectado a óbito. Aqueles que sobrevivem à Neurodegeneração Aguda Idiopática Adolescente — NAIA adquirem habilidades especiais. A história, tanto no livro como no filme, é narrada por Ruby (Amandla Stenberg), uma garota de 10 anos que ao apresentar os primeiros sintomas é entregue à polícia especial. Ruby é levada para Thurmond, um centro de tratamento criado pelo governo com a intenção de curar e reabilitar essa geração.

CRÍTICA | Vocês nunca mais visitarão a cozinha de um restaurante após ‘O Animal Cordial’

O livro apresenta a história de maneira mais hostil e ficcionada, algumas vezes até com detalhes que se arrastam, tornando a leitura cansativa. O filme, por outro lado, por ser uma livre adaptação, elimina personagens e detalhes de maneira que não prejudica a história e a deixa mais leve, mesmo nas cenas violentas. Dos mesmos produtores de Stranger Things, o longa apresenta uma temática muito parecida com a série, se tratando de crianças com “superpoderes” sendo perseguidas pelo governo que temem o mal que elas podem causar à sociedade.

Quando o assunto é inovação, o filme peca em diversos aspectos, podemos perceber isso nas cenas de ação entre os protagonistas e a polícia especial. Os personagens e suas habilidades são muito bem retratadas em cada cena, contando com ótimas atuações e efeitos especiais que agradam aos olhos. Mas nada que já não tenhamos visto em sagas como X-MEN e Divergente.

LEIA mais CRÍTICAS de FILMES

Mentes Sombrias tem um bom enredo, mas não o suficiente para surpreender o espectador. Suas tramas bem moldadas nos apresentam elementos que já estamos acostumados a ver em filmes do mesmo estilo, frustrando a expectativa de quem esperava se prender em uma história inovadora. No entanto, é um bom filme para quem curte o gênero.

::: TRAILER

::: FICHA TÉCNICA

Título original: The Darkest Minds
Direção: Jennifer Yuh Nelson
Elenco: Amandla Stenberg, Harris Dickinson, Mandy Moore, Gwendoline Christie
Distribuição: Fox Film do Brasil
Data de estreia: qui, 16/08/18
País: Estados Unidos
Gênero: Ficção Científica
Ano de produção: 2018
Classificação: 12 Anos

Paola Jullyanne

Pernambucana/carioca, cinéfila de carteirinha e viciada em séries. Curto uma boa música e uma boa leitura, não sou apegada a padrões e adoro um desafio.
NAN