CRÍTICA | ‘Christopher Robin’ é uma viagem encantadora para agradar a todas as idades!
Giovanna Landucci
Muito mais do que um reencontro com o Bosque dos Cem Acres e com seus amigos, Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível é um encontro consigo mesmo, com as coisas mais valorosas da vida. O filme funciona como uma fábula que se utiliza da metáfora da existência desse mundo onde seus amigos Pooh, Ió, Tigrão, Leitão, Guru e Corujão vivem para fazer com que o protagonista resgate a sua infância mágica.
O longa já começa relembrando as animações e livros dessa querida turma. Christopher Robin ainda pequeno recebe uma festa de despedida de seus amigos, pois irá se mudar com seus pais. Os anos se passam como as páginas de um livro e as animações em 2D rabiscadas à mão tomam vida para contar os próximos passos da trajetória de Christopher até chegar no tempo presente, onde ele já é adulto, casado e tem uma filha, da qual quase não consegue dar atenção por se dedicar totalmente ao trabalho. Essa menção à obra literária e às ilustrações fica bem clara para quem conhece a trajetória e história do autor do livro, retratada em “Adeus, Christopher Robin” (2017). Quem quiser entender um pouco mais sobre a que me refiro, vale a pena conferir essa produção.
CRÍTICA | ‘Mentes Sombrias’ não surpreende, mas agrada no contexto geral
Voltando a 2018, Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível é um filme de comédia de fantasia que mistura drama com amor, dirigido por Marc Forster e escrito por Alex Ross Perry, Tom McCarthy e Allison Schroeder, a partir de uma história de Greg Brooker e Mark Steven Johnson. Inspirado no livro de AA Milne e EH Shepard, o longa traz Ewan McGregor no papel principal. O ator, por sua vez, contracena muito bem com os bonecos, fazendo com que eles parecessem reais, trazendo o espectador para dentro da película e dando magia e vida aos personagens fictícios. Essa construção que a Disney fez nos bonecos falando, na pelúcia original e verdadeira, deu um ar de realidade incrível.
CRÍTICA | ‘Medo Viral’ é mais um terror do tipo “B” que merece ser esquecido
McGregor interpreta o típico adulto cético que não enxerga mais cores em sua rotina. Isso fica bem retratado a primeira vez que seu personagem adentra o Bosque dos Cem Acres já crescido. A falta de cor, a neblina, a obscuridade retratam como o personagem atualmente enxerga a vida e como está vivendo. Agora, um homem de negócios, ele cresceu e perdeu o rumo, mas seus amigos de infância decidem embarcar no mundo real para ajudá-lo a se lembrar de que aquele amável e divertido menino ainda existe em algum lugar.
Megatubarão devora concorrentes em seu final de semana de estreia
Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível não se preocupa em explicar como e porque aquele local e suas criaturas estão ali, já que Christopher consegue atravessar para o Bosque dos Cem Acres direto de uma árvore em Londres. Como isso seria possível, se a árvore que ele utilizava na infância para encontrar seus amigos era na realidade de uma casa no interior, onde seu pai o levou para poder ter inspiração para escrever como uma casa de veraneio? Isso a Disney deixa para o espectador imaginar e entender que talvez essa “viagem” não seja real e sim imaginária, que resgata os valores existentes dentro do ser humano. É exatamente isso o que nos faz tão próximos do bosque e dessa turminha, como se fosse nossa própria história.
Externamente, Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível não é feito apenas para entreter crianças. O verdadeiro alvo são os adultos, que vivem essa realidade que foi contada de uma forma mágica pelo universo Disney. No fim das contas, quem sairá do cinema encantado com a riqueza da história, pela presença de diálogos fortes e encantadores, seremos nós marmanjos que assistíamos essas animações quando pequenos. E não há nada mais Disney do que isso, o encantamento de adultos, jovens e crianças através do mundo infantil e suas mensagens.
::: TRAILER
::: FICHA TÉCNICA
Título original: Christopher Robin
Direção: Marc Forster
Elenco: Ewan McGregor, Hayley Atwell, Mark Gatiss
Distribuição: Disney
Data de estreia: qui, 16/08/18
País: Estados Unidos
Gênero: aventura
Ano de produção: 2018
Classificação: Livre