CRÍTICA | ‘O Mistério do Relógio na Parede’ é uma excelente adaptação da obra de John Bellairs

Giovanna Landucci

A obra de John Bellairs, O Mistério do Relógio na Parede, saiu dos livros e foi para as telonas. A história é baseada em um mundo mágico e garante calafrios, podemos chamar de uma representação bela e arrepiante. Com diálogos ágeis e certeiros, o longa conseguiu construir uma trama envolvente, mesclando cenas de ação e suspense para todas as idades. A Universal Pictures representou muito bem o mundo infanto-juvenil com esse live-action, que deixou qualquer marmanjo com um pouquinho de medo.

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro | Confira os vencedores da 17ª edição

O filme tem início com algumas sentenças idênticas ao livro. Observamos as mesmas descrições, porém, em imagens, retratando exatamente como foi escrito. Um longa-metragem que mistura um mundo fantástico como o de Harry Potter com algo como a assustadora história de Coraline. Neste filme, temos um ambiente repleto de abóboras que tomam vida e cospem gosmas pela boca, bonecos que também ganham vida e lembram o famoso Brinquedo Assassino.  Lewis, de apenas 10 anos, perde os pais e vai morar em Michigan com o tio Jonathan Barnavelt. O que o jovem não tem ideia é que seu tio e a vizinha da casa ao lado, Sra. Zimmerman, são, na verdade, feiticeiros.

CRÍTICA | Recheado de referências e violência, novo ‘Predador’ é inconstante

A casa tida como mal-assombrada é palco de muitas descobertas de um menino que está começando a aprender sobre a sua vida. Ele decide tomar um novo rumo e se depara com situações que o levam a entender a diferença entre bruxo, feiticeiro, magos e mágicos. Lewis carrega consigo uma bola 8 daquelas que se sacode e aparece uma frase, na qual ele acredita piamente que faz com que ele se comunique com seus pais.

SAIU!!! ‘Capitã Marvel’ ganha primeiro trailer: Assista!

Foto: Universal Pictures / Divulgação

Além disso, usa óculos de aviador e é o típico nerd que curte ler dicionários e decorar palavras diferentes. Por este motivo, sofre bullying na escola e tenta se usar da magia que descobriu na casa que mora com seu tio para impressionar um colega de classe, com isso, o jovem se envolve em uma grande enrascada. A trama tem também, assim como toda história de universo infantil, mensagens sobre os verdadeiros amigos, verdadeiros propósitos da vida e o famoso “seja você mesmo”, “você é a chave para resolver os problemas”.

CRÍTICA | ‘Limites’ trata o espectador com carinho, mesmo diante de tantos conflitos

Sem dúvida alguma, essa é uma excelente adaptação, porém, muitos detalhes podem deixar aquela impressão de um roteiro arrastado, cansativo. Fora isso, o espectador consegue sentir todas as emoções, os impactos e momentos de tensão que a trama traz. O Mistério do Relógio na Parede conta com belos efeitos especiais, excelente trilha sonora, mixagem de som, figurinos que trazem a época à tona e personagens muito bem interpretados. O mesmo não deixa nada a desejar para histórias como as citadas acima ou até mesmo como as desenvolvidas pelo Universo Disney.

CRÍTICA | Debochado, ‘O Banquete’ questiona se políticos não são um reflexo da sociedade

Foto: Universal Pictures / Divulgação

Com impecáveis caracterizações, os “vilões” da história aparecem de maneira sorrateira, sem que haja uma expectativa previa de como se apresentariam. A trama tem vários momentos de tensão e plot twists que não deixam ninguém adivinhar qual seria o final. E isso é o que mais irá encantar a quem assistir, pois já que a maioria dos fãs de Harry Potter amam as cenas em que ele se encontra com “Você Sabe Quem” aqui, esses mesmos sentimentos serão trazidos novamente à tona.

Disney lança trailer de “O Retorno de Mary Poppins” e traz a magia nostálgica da década de 30

Espere por uma continuação, pois apesar de no final tudo sempre dar certo no mundo da magia, este livro contém sequências que provavelmente serão trazidas para a telona também.

::: TRAILER

::: FICHA TÉCNICA

Título original: The House With a Clock in its Walls
Direção: Eli Roth
Elenco: Jack Black, Cate Blanchett, Owen Vaccaro
Distribuição: Universal
Data de estreia: qui, 20/09/18
País: Estados Unidos
Gênero: fantasia
Ano de produção: 2018
Classificação: 10 anos

Giovanna Landucci

Publicitaria de formação, sempre gostei de escrever. Apaixonada por filmes e séries, sim, posso ser considerada seriemaníaca, pois o que eu mais gosto de fazer é maratonar! Sou geek principalmente quando falamos de Marvel e DC. Ariana incontestável, acho que essa citação de Clarice Lispector me define "Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa, ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar." Ah, como é de se notar pela citação, gosto de livros e poesia também.
NAN