CRÍTICA | ‘Trinta Almas’ se destaca pela bela maneira como versa sobre o mundo dos mortos
Giovanna Landucci
Trinta Almas (Trinta Lumes) é uma história espanhola contada em catalão, onde Alba Arias e Samuel Vilariño interpretam a si mesmos, duas crianças de seus 12 anos de idade que vivem em um vilarejo que acredita nas almas e em seu poder de sussurrar coisas no ouvido de pessoas que carregam esse dom.
42ª Mostra de SP: CRÍTICA | ‘A Madeline de Madeline Madeline’ é psicossomático e sensorial
Alba é uma menina que quer desvendar os segredos e as realidades desconhecidas sobre a morte. Seu melhor amigo Samuel a acompanha nessas aventuras para desvendar o desconhecido e, para isso, eles entram em casas abandonadas e sombrias, viajam por vilarejos locais esquecidos pelo tempo e exploram as montanhas remotas da região onde vivem. Cenários estes que escondem um mundo paralelo repleto de mistérios. Nesses passeios, entre conversas com moradores locais e familiares, e buscas por objetos nas casas abandonadas, ela começa a escutar o assobio dos ventos e entra nesse mundo mágico que acredita existir. Durante a jornada, acaba por se revelar um conflito inexplicável sobre a vida e a morte e os mundos dos vivos e dos mortos.
42ª Mostra de SP: CRÍTICA | Segredos deixam nervos à flor da pele no intrigante ‘La Quietud’
O som dos ventos batendo nas árvores cria um ambiente melancólico e assombrado no cemitério por onde a família de Alba passa. Elas limpam os túmulos, deixam tudo bonito e preparado com flores e arranjos. Esta ficção foi gravada em formato de documentário, onde, muitas vezes, Alba é a narradora. Sua voz se faz perguntas retóricas sobre o dom que ela acredita ter herdado de família. O formato como foi filmado remete a filmes contemplativos.
42ª Mostra de SP: CRÍTICA | ‘Sofia’ retrata a consequência de polêmica lei no Marrocos
Foto: Divulgação
Trinta Almas tem belas imagens da natureza da região, das paisagens e do som que repercute por elas. Alba crê que pode colher o sopro das almas e que quase consegue alcançá-las, de tão próxima que se sente. O ar fantasmagórico do sopro dos ventos, vira e mexe, se torna uma música de fundo ao que está sendo transmitido.
42ª Mostra de SP divulga vencedores: ‘Todas as Canções de Amor’ ganha prêmio de melhor filme
A cultura (ou crença) local se parece muito com a mexicana no Dia dos Mortos e se mistura com a historia de Alba ir em busca das historias das almas e de suas casas. Um sumiço na cidade deixa o povoado agitado. Será que houve uma passagem ao mundo dos mortos? Serão contos ou será realidade? Trinta Almas se destaca pela bela e intrigante maneira de se falar sobre o mundo dos mortos e a mitologia local.
*Filme visto na 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
::: TRAILER
::: FICHA TÉCNICA
Título original: Trinta Lumes
Direção: Diana Toucedo
Elenco: Alba Arias, Samuel Vilariño
Distribuição: Mostra de SP
Data de estreia: em breve
País: Espanha
Gênero: documentário
Duração: 80 minutos
Ano de produção: 2018
Classificação: 12 anos