CRÍTICA | ‘Vox Lux: O Preço da Fama’

Paola Jullyanne

Apresentando os créditos no início e com tomadas longas, Vox Lux: O Preço da Fama (Vox Lux) é um filme com características bastante originais, trazendo um pouco de drama e melancolia em todas as cenas. Com direção e roteiro de Brady Corbet, o longa é divido em etapas, com boa parte da história sendo contada por um narrador.

Leia mais:

– CRÍTICA | ‘ELEGIA DE UM CRIME’
– CRÍTICA | ‘DUMBO’ (2019)

A trama gira em torno de Celeste (Raffey Cassidy/Natalie Portman), uma garota americana que sobreviveu a um ataque na sua escola, onde um garoto atirou em todos que estavam na sala de aula. Durante o processo de recuperação, Celeste foi convidada para falar com as pessoas daquela cidade e dar esperança a elas, e decide se expressar por meio de uma música que ela fez em conjunto com sua irmã Ellie (Stacy Martin). O momento foi transmitido na TV e a música passou a ser um hino de união no estado.

A indústria da música viu em Celeste a oportunidade de lançar uma nova estrela do pop. O produtor dela, que é interpretado brilhantemente por Jude Law, consegue contrato com uma gravadora para o lançamento de um CD, que emplaca duas músicas. Foi a partir daí que sua carreira cresceu ainda mais. Acompanhamos a sua transformação de menina traumatizada a uma mulher com grande influência no meio artístico.

Foto: Paris Filmes / Divulgação

Vox Lux chama a atenção pelo seu jeito único de desenvolvimento da trama, cheio de cenas fortes e com uma trilha sonora sempre melodramática, deixando um clima de suspense no ar. Temos a todo tempo a sensação de que algo terrível irá acontecer. Aos poucos vamos tomando um pouco do trauma do início para dentro de nós como se esperássemos pelo pior. Podemos perceber que se trata de um drama psicológico.

Vale ressaltar que a atuação de Natalie Portman está impecável, como sempre. Ela interpreta a protagonista na fase adulta e consegue transparecer em cena todo mar de sentimentos que existe na personagem. Raffey Cassidy também realiza um ótimo trabalho como Celeste adolescente e depois sua filha, conseguindo mostrar que é capaz de fazer personagens completamente distintos na mesma história

Vox Lux veio para ser um filme perturbador, nos levando a pensar se as pessoas se aproveitaram da garota traumatizada ou se ela usou o seu trauma para se aproveitar das pessoas. Vá ao cinema e tire suas conclusões!

::: TRAILER

::: FICHA TÉCNICA

 Título original: Vox Lux
Direção: Brady Corbet
Roteiro: Brady Corbet
Elenco: Natalie Portman, Jude Law, Stacy Martin
Distribuição: Paris Filmes
Data de estreia: qui, 28/03/19
País: Estados Unidos
Gênero: drama
Ano de produção: 2018
Duração: 114 minutos
Classificação: 16 anos

Paola Jullyanne

Pernambucana/carioca, cinéfila de carteirinha e viciada em séries. Curto uma boa música e uma boa leitura, não sou apegada a padrões e adoro um desafio.
NAN