CRÍTICA | ‘Bio – Construindo uma Vida’

Renata Teófilo

O filme brasileiro Bio – Construindo uma Vida trata da trajetória de um homem que vive mais de 100 anos, pela visão das pessoas que participaram de sua vida. O filme é feito no formato de um documentário, com atores interpretando as pessoas que fizeram parte da vida dele através de depoimentos desde a infância até a morte do personagem principal.

Leia mais:

– CRÍTICA | ‘O TRADUTOR’
– CRÍTICA | ‘SHAZAM!’

O diretor e roteirista gaúcho Carlos Gerbase faz um filme diferente em sua narrativa, já que nunca vemos esse personagem, ao qual o nome nunca é mencionado ou assistimos a cenas dramatizando as situações. Apenas ouvimos e vemos alegorias sobre a vida dele. Começando da infância, passando pela adolescência e fase adulta até a velhice, quem participou da vida do personagem principal vai contando cada situação que se passou.

Os pais detalham como o filho temporão foi concebido e como essa gravidez inesperada foi um baque para a situação financeira do casal, mas que o filho trouxe alegria para toda a família. Uma empregada que cuidou dele quando bebê relata a ligação que teve com a criança. A professora e uma colega de escola contam sobre como descobriu – se que o menino nunca conseguia mentir, detalhe importante que o acompanhou até o fim da vida. Na adolescência, o jovem descobre Darwin e abandona uma carreira em direito para se tornar biólogo, se aprofundando nos estudos dos macacos bugios e suas semelhanças com os humanos. Já em sua vida adulta, as pessoas vão contando sobre o homem que ele se tornou até suas pesquisas sobre vida em outros planetas.

Foto: Bretz Filmes / Divulgação

Bio – Construindo uma Vida é um documentário, ou melhor, uma ficção no formato de documentário, o que podemos chamar de um docudrama, que tem como tema principal a análise da evolução de um homem através do olhar dos que conviveram com ele no âmbito profissional e, principalmente, pessoal, e como suas relações vão impactando a vida de todos. Somente com depoimentos e uma boa trilha sonora consegue prender o espectador.

::: TRAILER

::: FICHA TÉCNICA

Direção: Carlos Gerbase
Roteiro: Carlos Gerbase
Elenco: Maria Fernanda Cândido, Maitê Proença, Sheron Menezzes
Distribuição: Bretz Filmes
Data de estreia: qui, 04/04/19
País: Brasil
Gênero: drama
Ano de produção: 2017
Duração: 105 minutos
Classificação: 14 anos

Renata Teófilo

Nascida no dia do Natal, a paulista Renata Teófilo se formou em Rádio & TV na Universidade São Judas e é uma apaixonada por Cinema.
NAN