Playstation 5 terá suporte a 8K, Ray-Tracing e HD SSD
Stenlånd Leandro
Após diversos rumores, Mark Cerny, arquiteto da PlayStation 5, falou finalmente sobre as especificações do Playstation 5.
Este é o primeiro vislumbre oficial que temos sobre a máquina de próxima geração da Sony, um console que é apresentado como uma revolução e não uma mera evolução da PlayStation 4.
Além de confirmarem sobre a retrocompatibilidade com outros consoles anteriores da Sony e isso inclui jogos do PS1 ao PS4 via possibilidade de PSP e PSVITA, Cerny disse que o PS5 estará equipado com um hd SSD que reduz drasticamente os loadings e falou ainda sobre as especificações.
Segundo informações do prório o PlayStation 5 foi pensado como uma console poderoso, capaz de oferecer uma fidelidade gráfica inigualável até à data e capaz de lidar com o crescente tamanho dos arquivos dos jogos. Precisamos lembrar o alto custo dos hds SSD’s no momento. Um hd de 1tb SSD, por exemplo, não sai por menos de R$ 1500,00 por aqui no site da amazon. Logicamente que, a nova geração não terá um hd de 500GB visto que tudo deve vir em 4K ou full HD com HDR e, por isso, o tamanho dos jogos podem se aproximar dos 100gb CADA assim como já são os títulos no Xbox One X. Com isso, esses hd’s podem sim, de imediato, encarecer o console.
Sobre o processador, o PlayStation 5 estará com uma CPU 8 core AMD 7nm Zen 2 baseada na terceira geração da Ryzen, uma GPU personalizada derivada da família Navi da Radeon e terá suporte para algumas das mais impressionantes tecnologias.
O chip da AMD no PlayStation 5 também incluirá uma unidade personalizada para áudio 3D que vai redefinir o que o som pode fazer no console.
“Enquanto para o jogador tem sido um pouco frustrante que o áudio não tenha mudado tanto do PlayStation 3 para o PlayStation 4, com o novo console, o sonho é demonstrar o quão dramaticamente diferente a experiência de áudio poderá ser quando aplicamos uma quantidade significativa de poder nisso.”
O PlayStation 5 é o console de nova geração da Sony na qual vários estúdios já estão trabalhando e receberá vários jogos cross-gen, sendo Death Stranding um possível exemplo.