RESENHA | Venom #4: Primeiro Hospedeiro
Felipe de Andrade
Após o lançamento do filme do Venom ano passado, que fez muito sucesso e arrecadou mais de 800 milhões de dólares no mundo todo, mesmo com o longa do clássico vilão do Homem-Aranha tendo uma qualidade extremamente duvidosa, o personagem ganhou ainda mais destaque nos quadrinho da Marvel.
Após várias histórias sem muito impacto e de vários hospedeiros, o amado/odiado simbionte alienígena está de volta ao seu mais conhecido hospedeiro, Eddie Brock, e está tentando ser visto como herói hoje em dia, se autodenominando de Protetor Letal – nome da saga em que o filme se baseia – e se utilizando de frases de efeito conhecidas dos fãs como “Nós vamos devorar o seu cérebro!” e de ações que podem resultar na morte de alguém para que consiga realizar seu objetivo.
A HQ Venom #4, do mês de abril, traz a saga Primeiro Hospedeiro e conta a história de um hospedeiro que vestiu o simbionte da raça Klyntar do Venom, ainda antes de Eddie Brock ou Peter Parker, que descobriu o traje em “Guerras Secretas”, de 1984.
Leia mais:
– CCXP RECEBE ARTISTAS DE DESTAQUE NO CENÁRIO NACIONAL DE QUADRINHOS
– CCXP ABRE INSCRIÇÕES PARA ARTISTS’ ALLEY
– CONHEÇA AS CIDADES MAIS NERDS DO BRASIL
A trama muito bem construída envolve uma cria do simbionte Venom, que estava sendo mantida nos laboratórios da Alchemax para estudos, e alguns seres remanescentes da famosa guerra Kree-Skrull – história lançada originalmente nas revista dos Vingadores, entre junho de 1971 e março de 1972 –, sendo que um deles, o kree Tel-Kar, o primeiro hospedeiro do título, rastreia o simbionte Venom até a Terra após ficar sabendo de um herói terráqueo que estava usando o traje em uma aventura pelo espaço.
Após ameaçar a vida do filhote, Tel-Kar consegue convencer o Venom a se juntar a ele em sua vingança contra seus antigos inimigos, deixando Eddie Brock sem opções, a não ser se aliar a noiva bélica skrull M’Lanz para resgatar seu outro e ainda evitar o genocídio de duas raças no processo.
A HQ tem roteiro de Mike Costa e ilustrações principais de Mark Bagley, com Ron Lim e Paco diaz desenhando algumas páginas. Bagley é um desenhista aclamado entre os fãs de Homem-Aranha e Venom por ser um dos que melhor retratam os personagens e por trabalhar com eles a mais tempo. Por exemplo, a primeira revista que comprei foi Homem-Aranha 180, em formatinho da editora Abril, em 1998, e trazia a arte de Bagley tanto na capa quanto na história.
Resumindo, Primeiro Hospedeiro é um ótimo exemplo de como criar uma boa história do Venom, sem nem ao menos ter uma aparição do Homem-Aranha, mostrando que o personagem pode sim ter uma revista própria de qualidade.
A HQ reúne as edições originais 164 e 165 de Venom, e 1 a 5 de Venom: First Host.