‘O Mecanismo’ (Netflix) – 2ª Temporada | CRÍTICA
Pedro Marco
No primeiro ano de um novo governo, com os nervos ainda a flor da pele na política brasileira, o segundo ano da produção brasileira O Mecanismo consegue sua reeleição.
Leia mais:
– HBO DIVULGA PRIMEIRO TEASER DE ‘PICO DA NEBLINA’
– O ESCOLHIDO | NETFLIX DIVULGA TEASER DA NOVA SÉRIE ORIGINAL BRASILEIRA
– BANDIDOS NA TV | DOCUSSÉRIE DA NETFLIX SOBRE APRESENTADOR QUE MATAVA POR AUDIÊNCIA GANHA TRAILER
Apesar das ameaças de cancelamento de assinaturas no serviço de streaming pelas polêmicas do primeiro ano, a nova temporada da produção original da Netflix não se retrai em panos quentes e segue expondo versões do período mais quente da história moderna brasileira. Acompanhando está nova fase do ex-agente federal Marco Rufo (Selton Mello), entramos num ano de 2016 rodeado de prisões, acusações e interrogatórios.
No entanto, nada é só flores na nova série de José Padilha. Apesar de sua base em fatos, a série peca na previsibilidade do desfecho de personagens, mesmo os com vidas longes dos holofotes midiáticos.
E ainda no viés destes personagens, sua inversão de bastidores na história real para protagonismo na série desencadeia para algo cada vez mais sutil. Concertando erros da primeira temporada, o foco da trama passa mais tempo nos nomes (alterados para fins judiciais) e rostos conhecidos do público geral.
Apesar de um índice menor de fatos grandiosos, os oito episódios conseguem ter um aprofundamento melhor explicado. A imersão quase nostálgica acaba se dando pelo clima de pólvora que rodearam o impeachment da ex-presidente, com recriação de brigas ideológicas e a ascensão midiática de um juiz desconhecido.
O desapego na escolha de lados e a condenação na defesa cega de nomes é retificada pela construção de um House of Cards à brasileira, onde todo mundo é sujo, complexo e de futuros incertos.
Apesar da dúvida por um terceiro ano, a segunda temporada de O Mecanismo dá um fechamento satisfatório em seus personagens, mas aposta em referências ao futuro.
::: TRAILER
::: FICHA TÉCNICA
Temporada: 2
Criação: Elena Soarez, José Padilha
Direção: José Padilha, Felipe Prado, Marcos Prado
Elenco: Selton Mello, Caroline Abras, Enrique Diaz
Produção: Netflix
Distribuição: Netflix
Data de estreia: sex, 10/05/19
País: Brasil
Gênero: policial
Ano de produção: 2018
Classificação: 16 anos