‘Euphoria’ (HBO) – 1ª Temporada | PRIMEIRAS IMPRESSÕES
Amanda Firmino
Euphoria é uma série do HBO estrelada por Zendaya, aquela menininha que fazia par com Bella Thorne em “Shake It Up” e estará em cartaz com “Homem Aranha: Longe de Casa”, a partir de 4 de julho.
Leia mais:
– SÉRIE ‘EUPHORIA’ ESTREIA NESTE DOMINGO NO CANAL HBO
– O ESCOLHIDO | SUSPENSE SOBRENATURAL BRASILEIRO DA NETFLIX GANHA TRAILER: ASSISTA!
– SEGUNDA TEMPORADA DE ‘CHOQUE DE CULTURA’ NA GLOBO TEM NOVIDADES
Zendaya adulta
Pra começar: não dá mais pra chamar Zendaya de “menininha” logo após os primeiros minutos de série. Dona de traços marcantes e uma presença forte, até então, a atriz tinha participado de produções da Disney e filmes família. Euphoria não se encaixa em nenhuma dessas definições. E, aparentemente, o objetivo da série é exatamente esse: marcar uma Zendaya madura e sem limites. A jovem interpreta uma garota viciada em drogas que narra seus dramas do passado e seus sofrimentos do presente após voltar de uma temporada na reabilitação. O seriado não economiza nas cenas fortes e “adultas”. Nem deixa nenhuma temática de lado por ser um tabu.
Temáticas polêmicas
Marcada por polêmicas, como o de um ator no início das gravações e cenas de sexo explícito – com direito a violência sexual e uma rápida crítica à forma agressiva como a indústria pornô retrata relações sexuais, bem como o impacto na visão do adolescente sobre o sexo e sobre como tratar uma companheira sexual – Euphoria tem como principal enfoque uma demonstração dos dramas e sofrimentos dos adolescentes no mundo atual. Apenas o primeiro episódio aborda a banalização do sexo, assim como a dificuldade de lidar com a oferta e o desconhecimento sobre as drogas, juntamente com a criticada supermedicação que ocorre com frequência nos EUA e começa a afetar crianças ainda muito novas.
A série toca até em questões como a excessiva patologização de comportamentos infantis e o sofrimento de quem necessita encaixar-se num padrão esperado pela sociedade. Entretanto, precisa fazer um grande e doloroso esforço para isso e acaba sendo quem não se quer ser. Além da dificuldade de lidar com todas essas questões, ainda tem as pressões familiares e as exigências sociais: cumprir as expectativas da família, a fim de ser um filho capaz de orgulhar os pais e cumprir as exigências dos amigos, que sempre são as mais opostas quanto possível da família.
Elenco eclético e produção de rapper famoso
Além disso, Euphoria também conta com o galã adolescente Jacob Elordi, de “The Kissing Both”, e Hunter Schafer, modelo transexual estreante na atuação que interpreta Jules, uma menina de personalidade forte que rapidamente se torna amiga da protagonista Rue (Zendaya). Inclusive, é inacreditável que esse seja seu debut como atriz: ela impressiona pela força do personagem e sua interpretação é intensa e imponente, na medida certa.
Em suma, a série é uma obra da HBO: não há nenhum medo em abordar temas polêmicos, não há panos quentes nem passadas de pano. Há uma análise e exposição escrachadas da vida adolescente, que só é capaz de chocar os mais hipócritas e ingênuos – e incomodar a todos, cumprindo seu objetivo claro com maestria. Produzida por Drake (sim, o rapper), conta com uma trilha sonora que bebe na fonte da especialidade dele. Inspirada numa série israelense, a adaptação da produção é impecavelmente interessante.
A saber, Euphoria estreia neste domingo, 16 de junho. Certamente, um programa imperdível.
::: TRAILER
::: FICHA TÉCNICA
Título original: Euphoria
Temporada: 1
Criador: Sam Levinson
Produtor(es): Sam Levinson
Roteiro: Sam Levinson
Distribuição: HBO
Produção: A24 Television
Elenco: Zendaya, Storm Reid, Maude Apatow, Algee Smith, Eric Dane, Alexa Demie, Jacob Elordi, Barbie Ferreira, Nika King, Hunter Schafer, Sydney Sweeney, Austin Abrams
Data de estreia: dom, 16/06/18
País: Estados Unidos
Gênero: drama
Ano de produção: 2019
Duração: –
Classificação: 16 anos
*Baseada na série homônima israelense da HOT, criada por Ron Leshem e Daphana Levin