Elisa y Marcela Netflix (8)

CRÍTICA | ‘Elisa y Marcela’ (Netflix)

Jorge Feitosa

Um olhar delicado sobre uma vida alternativa.

Quando Marcela (Greta Fernández) chega atrasada ao colégio de freiras de Coruña, na Espanha, e é recebida por Elisa (Natalia de Molina), a chuva cai pesada e a ansiedade de uma é acalmada pelos cuidados da outra. Elisa elogia a pinta no pescoço de Marcela, que acaba por se expor.

Leia mais:

CRÍTICA | MEU ETERNO TALVEZ (NETFLIX)
CRÍTICA | ‘MISTÉRIO NO MEDITERRÂNEO’ (NETFLIX)
CRÍTICA | ‘I AM MOTHER’ (NETFLIX)

História real de duas companheiras

É com essa sutileza que Elisa y Marcela, obra de Isabel Coixet (roteiro e direção), aborda a história real do primeiro casamento lésbico celebrado (inadvertidamente) pela Igreja Católica de que se tem notícia. O filme tem como base o ensaio literário de Narciso de Gabriel e a história real das duas companheiras, perseguidas no país de origem, refugiadas e presas em Portugal para, enfim, concluírem suas vidas na distante Argentina.

Depois de caminhar dez anos com o roteiro debaixo do braço, a cineasta finalmente conseguiu fechar com a Netflix para bancar a produção. O resultado é de não apenas emocionar com a história e a interpretação das atrizes, mas de encher os olhos com todos os demais aspectos técnicos.

Elisa y Marcela Netflix

Fotografia belíssima

A fotografia em preto e branco certamente foi uma escolha mais que acertada. Afinal, ela confere grandiosidade à película e transforma os planos gerais e médios em verdadeiras pinturas em tela. Seja com utilização da paisagem ou um simples quarto à luz de uma vela.

Aliás, também merece destaque a utilização de planos menores para enquadrar as atrizes em sua interação, onde a esperança da realização amorosa se torna palpável em contraponto à opressão sofrida na vida familiar e na comunidade em que vivem.

Elisa y Marcela Netflix (2)

Obra cinematográfica em sintonia com a luta das protagonistas

Além disso, o roteiro e a montagem também homenageiam os primórdios da produção cinematográfica, em que cada fase da vida do casal é concluída com o plano fechando em um círculo enquanto alterna períodos de prazer e sofrimento. De separação, em que as cartas são lidas pelas atrizes como monólogos teatrais e com o uso de imagens de época editadas com as filmagens da diretora, marcando, assim, a passagem do tempo.

Em suma, Elisa y Marcela é uma obra cinematográfica que só aqueles mais empenhados poderiam produzir. Ademais, a história das dificuldades de sua realização e a rejeição por parte de alguns festivais (já que sua exibição em cinemas só foi garantida na Espanha), entra em sintonia com a luta das protagonistas para realizar sua união, que jamais foi anulada pela Igreja.

::: TRAILER

::: FICHA TÉCNICA

Título original: Elisa y Marcela
Direção: Isabel Coixet
Roteiro: Isabel Coixet
Produtores: Ana Figueroa, Mar Targarona, José Carmona, Zaza Ceballos
Elenco: Natalia de Molina, Greta Fernández, Sara Casasnovas
Distribuição: Netflix
Produção: Netflix
Data de estreia: sex, 07/06/19
País: Espanha
Gênero: drama, romance
Ano de produção: 2019
Duração: 113 minutos
Classificação: 16 anos
*Baseado no romance de Narciso de Gabriel

Jorge Feitosa

@jorgefeitosalima
NAN