CRÍTICA | ‘Paddleton’ (Netflix)
Jorge Feitosa
“- Eu vou morrer.
– E eu vou ficar.”
Michael (Mark Duplass) e Andy (Ray romano) são amigos e vizinhos. Gostam tanto um do outro que passam o tempo livre juntos, comendo pizza, assistindo filmes de kung fu e jogando o game do título, que eles mesmos inventaram. A cumplicidade é, de fato, tamanha que Andy está lá quando Michael recebe o diagnóstico de câncer.
Leia mais:
– CRÍTICA | ‘O OUTRO PAI’ (NETFLIX)
– CRÍTICA | ‘À QUEIMA-ROUPA’ (NETFLIX)
– CRÍTICA | 4 LATAS (NETFLIX)
Amizade e perda
Paddleton, dirigido por Alex Lehmann e roteirizado por este e Mark Duplass, é um filme sobre a amizade e a antecipação da perda de uma pessoa querida, a única com quem de fato se tem um relacionamento. Algo aparentemente ridículo quando são homens de meia idade, mas precioso para quem o vive.
Ao contrário de tantas outras produções que certamente fariam uso de extensos diálogos, o roteiro e a direção optam pela simplicidade e a sutileza de focar na rotina dos amigos, a alegria com o jogo inventado e o prazer de ver e relembrar filmes antigos, com aquela filosofia zen que só quem gosta acaba extraindo.
Tampouco a melancolia é esquecida. Os ângulos de câmera mostram a monotonia da vida em comum e a ansiedade de uma forma que dispensa explicações, ao passo que os diálogos tocam ao evoluir daquelas conversas bobas entre amigos até o ápice da discussão e o reconhecimento da dor da perda.
Drama com alívios cômicos
Mas dificilmente o filme funcionaria sem os atores Mark Duplass e Ray Romano. Mark é a resignação em pessoa com o fim da vida e se prepara para deixar o mundo satisfeito em ter alguém ao lado. Ray, por outro lado, mostra sua tristeza sem uma gota de canastrice. Sua insistência em controlar as situações transparece a própria angústia e seu sofrimento só não supera o seu compromisso em apoiar o amigo.
Em suma, Paddleton não é um drama pesado. Os alívios cômicos funcionam, mas a reflexão sobre a morte e a amizade cala fundo em todo aquele que já teve uma amizade verdadeira e já sentiu a dor do luto.
::: TRAILER
https://www.youtube.com/watch?v=TdGqvHrNPt8
::: FICHA TÉCNICA
Título original: Paddleton
Direção: Alex Lehmann
Roteiro: Alex Lehmann, Mark Duplass
Produtor (es): Mel Eslyn, Alana Carithers, Sean Bradley
Elenco: Mark Duplass, Ray Romano, Christine Woods
Distribuição: Netflix
País: Estados Unidos
Gênero: drama, comédia
Ano de produção: 2019
Duração: 89 minutos
Classificação: 16 anos