A Vida Invisível Mostra

Por que ‘A Vida Invisível’ vai representar o Brasil no Oscar? Entenda!

Caroline Santini

Foi anunciado ontem (27), em evento na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, o filme que representará o Brasil no Oscar 2020.

Leia mais:

– A VIDA INVISÍVEL | FILME GANHA PRIMEIRO TRAILER!
‘PACARRETE’ É O GRANDE VENCEDOR DO 47º FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO
CRÍTICA | ‘BACURAU’

“A Vida Invisível” é dirigido por Karim Aïnouz. O diretor cearense é conhecido por seu trabalho em filmes como “Madame Satã”, “Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo” e “Praia do Futuro”. O longa deste ano foi o vencedor entre os onze concorrentes que estavam na disputa.

Sobre o filme

A saber, a produção narra a história das irmãs Eurídice e Guida. As duas, vivendo sob um regime patriarcal, resolvem trilhar caminhos diferentes. Guida decide fugir de casa com o namorado. Eurídice, por outro lado, se esforça para se tornar uma musicista, ao mesmo tempo em que precisa lidar com as responsabilidades da vida adulta e um casamento sem amor.

A Vida Invisível Oscar 2020 Academia Brasileira de Cinema (Foto Nicolau Satudi)

(Foto: Nicolau Satudi / Divulgação)

Motivos da escolha

Segundo Anna Muylaert, presidente da Academia Brasileira de Cinema e da comissão responsável pela escolha do filme, “o resultado não foi unânime. Além disso, a disputa foi acirrada entre o filme vencedor e ‘Bacurau’, considerado um dos favoritos pelos críticos”.

Embora Muylaert não tenha entrado em muitos detalhes sobre os critérios que levaram à seleção, ela deu uma pequena dica.

– A comissão entendeu que ‘A Vida Invisível’ é o filme que, possivelmente, mais agradaria à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável por escolher os vencedores do Oscar, já que o diretor Karim Aïnouz é um dos mais renomados do Brasil e tem forte influência no mercado cinematográfico norte-americano, afirmou a diretora.

Ademais, foi mencionada a participação de Fernanda Montenegro no longa. Isso porque Fernanda foi a única atriz brasileira, até hoje, indicada ao Oscar em sua categoria por sua atuação em “Central do Brasil” (1998), de Walter Salles. Para a comissão da Academia Brasileira de Cinema, o fato de a atriz estar no elenco de “A Vida Invisível” e já ter sido indicada ao prêmio pode dar mais chances para que o longa leve a estatueta em 2020.

Prêmios

Vencedor do prêmio Um Certo Olhar, no Festival de Cannes; e do prêmio CineCoPro, no Festival de Munique; “A Vida Invisível” faz sua pré-estreia nos cinemas brasileiros, no dia 30 de agosto. A exibição será na abertura do 29º Festival de Cinema Cine Ceará.

https://www.instagram.com/p/B1rDW_JH7Y5/?utm_source=ig_web_copy_link

Caroline Santini

Estudante de jornalismo, diretamente da paulicéia desvairada, também conhecida como éssipê, e apaixonada por arte e cultura em todas as suas formas.
NAN