ESPECIAL ‘CORINGA’ | As origens e os maiores crimes
Pedro Marco
Enfim, o Especial Coringa, em aquecimento para o novo filme, chega à sua quarta e última parte. Aqui, iremos relembrar algumas versões da origem do palhaço do crime, bem como os maiores crimes cometidos por ele nas HQs. Então vamos lá?
Leia mais:
– AS VÁRIAS FACES DO CORINGA
– O CORINGA NAS MAIS DIVERSAS MÍDIAS
– A CRIAÇÃO E AS MELHORES HISTÓRIAS DO CORINGA NAS HQS
Tanques de Ácido e Capuzes Vermelhos
A primeira vez que vimos a origem do Coringa ocorreu em Detective Comics #168 (1951), 11 anos após sua primeira aparição. Aqui, o vilão revela que, ao tentar roubar uma grande quantia de dinheiro de um laboratório, criou a imagem do Capuz Vermelho, um criminoso que usava uma máscara vermelha de ferro. Em sua primeira investida, acabou caindo em um tanque de produtos químicos, onde o capuz garantiu sua sobrevivência, mas não impediu que modificasse sua pele e sanidade.
História atualizada
Esta história seria atualizada somente em maio de 1988, quando Alan Moore e Brian Bolland lançariam a icônica HQ “A Piada Mortal”. Mesclada entre presente e flashbacks, vemos uma atualização desta mesma história, onde o real motivo para o tal roubo era a de que o Coringa, na verdade, havia sido um comediante de stand-up fracassado, que, após o pior dia de sua vida, acabou perdendo completamente sua sanidade.
No restante, mantinha-se o tanque de produtos químicos e a roupa do capuz vermelho, mas acrescenta-se a célebre frase:
“Algumas vezes me lembro de um jeito, outras, de outro. Se vou ter um passado, prefiro que seja de múltipla escolha!”
Essa citação abre espaço para que o flashback seja falso. No entanto, no mesmo ano, em Batman #450, veríamos o Coringa reencontrado seu antigo traje de capuz vermelho, alimentando ainda mais a história. Por outro lado, em Batman: Cavaleiro de Gotham #50-55, o Charada reafirma ter sido testemunha ocular do sequestro e morte da esposa de Jack, engenheiro químico que viria a se tornar o palhaço após o acidente.
Além disso, outras várias origens foram trabalhadas, envolvendo problemas na infância, desfigurações causadas pelo pai. Ademais, havia um recorrente nome de Joseph Kerr. Entretanto, nunca algo completamente definitivo para o palhaço do crime. Em Batman Ano Zero, esta história foi novamente expandida e atualizada, mostrando um Coringa já psicótico desde sua cruzada como o Capuz Vermelho. Para acompanhar as origens do personagem levadas ao cinema, visite a Parte 2 deste especial, onde relembramos as 5 aparições do palhaço nas telonas.
Os 3 Maiores Crimes do Coringa
Em 2018, a revista Empire apontou o Coringa como o segundo vilão mais icônico de todos os tempos, ficando atrás, somente, de Darth Vader. Para alçar tal patamar, alguns ovos tiveram de ser quebrados a fim de estabelecer o personagem como o grande mal a ser cometido em Gotham.
-
A Piada Mortal
Além de uma origem alternativa do Coringa, “A Piada Mortal” trazia um de seus feitos mais icônicos. Ao defender sua teoria de que um dia ruim pode acabar com a sanidade de qualquer pessoa e torna-la má, o palhaço do crime atira na filha do comissário Gordon, Bárbara, deixando-a paralítica. Como se não fosse suficiente, leva seu pai nu até um parque de diversões bizarro, onde presenciaria um trem fantasma macabro com fotos de sua filha agonizando de dor.
-
A morte de Jason Todd
Ainda no ano de 1988, uma votação dos fãs para decidir entre a vida e a morte do segundo Robin, Jason Todd, acabou optando pelo fim do polêmico personagem. Assim, para dar encargo do garoto prodígio, o Coringa o espanca brutalmente com um pé de cabra antes de explodir o armazém onde estava o garoto.
-
Injustice
Por fim, poderíamos passar anos listando suas crueldades, entre transformar o povo de Gotham em zumbis, eletrocutar sua psicanalista (Dra. Harley Quinn), colocar seu sorriso nos peixes de Gotham e até fazer chover vidro na cidade. Mas, de fato, um dos mais marcantes crimes veio a acontecer no jogo “Injustice: Gods Among Us” (Injustiça: Deuses Entre Nós, em português literal). A saber, a trama é a seguinte: vendo que não ganharia do Batman, ele simplesmente decidiu atacar um outro herói na cidade de Metropolis. Então, utilizando o gás de pesadelo do Espantalho, o Coringa faz com que o incorruptível Superman mate sua esposa Lois Lane grávida ao enxergá-la como sendo o vilão Apocalipse.
Enfim, não esqueça de comentar qual outra origem ou grande crime do Coringa ficou de fora dessa e o que faltou neste Especial Coringa em aquecimento para o novo filme. Além disso, compartilhe estas 4 partes de uma biografia não autorizada do palhaço. Então, nos vemos dia 3 de outubro para novas risadas!