‘Desafio de um Campeão’ | CRÍTICA
Cadu Costa
Você já viu esse filme. Um jovem e talentoso jogador de futebol envolto em polêmicas, com a vida recheada de “parças” inúteis, diversas “maria-chuteiras” mais preocupadas com os cliques das redes sociais, um pai que mais atrapalha que ajuda, um staff que o mantém mimado e narcisista. Claro que poderíamos estar falando do Neymar, mas é apenas o roteiro de Desafio de um Campeão (Il Campione), produção italiana do canal RAI (a Globo da Itália).
Leia mais:
– ‘A LUZ NO FIM DO MUNDO’ | CRÍTICA
– ‘MALÉVOLA: DONA DO MAL’ | CRÍTICA
– FERNANDA MONTENEGRO, 90 ANOS DE PURO TALENTO
A trama
Na trama, do diretor estreante Leonardo D’Agostini, o ator Andrea Carpenzano (Garotos Choram, 2018) interpreta Christian Ferro, jogador da Roma, craque com a bola nos pés, mas um total delinquente fora de campo. Vivendo uma polêmica atrás da outra e sem a menor humildade, o presidente do seu time resolve contratar um professor para lhe ensinar disciplina na tentativa de formar também sua educação através de um diploma escolar. Esta tarefa recai sobre o veterano ator Stefano Accorsi (Uma Viagem Chamada Amor, 2002) que vive o professor Valerio Fioretti, um homem simples e dedicado em sua tarefa de ensinar, mas com um trauma familiar do qual não consegue se desvencilhar.
Para um filme sobre futebol, há de se destacar como as partidas e tudo que gira em torno do jogo são tão bem orquestradas. Sejam os gols ou a movimentação, passando por todo o ambiente fora de campo, nada soa falso. E, para nós, do “País do Futebol”, é sempre bom apreciar boas histórias sobre esse esporte que é quase uma religião em vários lugares do mundo.
Roteiro é o grande destaque
Mas é no roteiro tão atual onde temos o grande mérito do filme. Christian Ferro parece ter sido inspirado totalmente no nosso Neymar. Claro que os italianos têm a sua versão com o imprevisível Mário Balotelli, mas tudo que gira em torno de Ferro encontra eco no brasileiro. Um grande talento e sempre tratado como um grande diamante a ser dilapidado em Roma, a marra e a arrogância tomam conta do garoto e é quase impossível ter alguma simpatia pelo personagem nos primeiros minutos. Fora de campo, Ferro vive cercado de amigos parasitas, bem como empresários e dirigentes inescrupulosos que se alimentam diariamente de seu sucesso. Fala aí, lembra alguém ou não?
Desafio de um Campeão, no entanto, não debate tão profundamente o preço da fama. O diretor Leonardo D’Agostini prefere entregar um ambiente mais simpático, apesar de duro sobre a vida de um jogador de futebol de alto nível europeu. Talvez seja este o único porém do filme. Já a dupla de protagonistas garante o show de bola completo. Tanto o consagrado Stefano Accorsi quanto o novato Andrea Carpenzano entregam atuações potentes para um longa que tem uma história leve de superação de um aluno através dos ensinamentos de seu professor.
Por fim, Desafio de um Campeão é um filme com propósito definido ao falar de forma agradável, até singela, de que, às vezes, a mudança não é capaz de vir da própria pessoa. Principalmente de alguém sem humildade ou com raízes profundas de descaso, desilusão ou arrogância. Às vezes, uma outra perspectiva vinda de um meio oposto pode ser a chave para uma transformação verdadeira de dentro para fora.
Hum…Alô, Neymar? 🤔
Desafio de um Campeão estreia nesta quinta, 17 de outubro.
::: TRAILER
::: FICHA TÉCNICA
Título original: Il Campione
Direção: Leonardo D’Agostini
Elenco: Stefano Accorsi, Andrea Carpenzano, Ludovica Martino
Distribuição: Arteplex Filmes
Data de estreia: qui, 17/10/2019
País: Itália
Duração: 105 minutos
Gênero: Comédia dramática
Ano de produção: 2019
Classificação: 14 anos