Festival de Cinema de Gramado anuncia homenageados

Wilson Spiler

O Festival de Cinema Gramado anunciou nesta terça-feira (22) os homenageados de sua 42ª edição e o filme de abertura da programação. A abertura do evento terá o inédito “Isolados”, o último trabalho de José Wilker na telona. O ator era um dos curadores do festival e atuou no longa de Tomas Portella ao lado de Bruno Gagliasso e Regiane Alves.

Outro dois atores serão homenageados. Um deles é Rodrigo Santoro, que vai receber o Troféu Cidade de Gramado, que no ano passado foi entregue a Wagner Moura. O outro é Flávio Migliaccio, que recebe o Troféu Oscarito. Com mais de 40 filmes no currículo, ele está atualmente na série “Tapas e Beijos” (Globo), na qual vive o personagem Chalita. Por sua vez, Walter Carvalho, que já assinou a direção ou a fotografia de mais de cem filmes, receberá o Troféu Eduardo Abelin. Já o Kikito de Cristal será entregue para o franco-argentino Jean Pierre Noher.

Entre os filmes que participarão da mostra competitiva do evento estão “A Despedida”, longa de Marcelo Galvão (“Colegas”) com Juliana Paes, sobre um homem nonagenário que se despede da vida com uma última noite de amor com sua amante, e “Infância”, filme de Domingos Oliveira em que Fernanda Montenegro interpreta a matriarca de um casarão nos anos 1950.

Além dos oito longas brasileiros selecionados, completam a programação cinco longas latinos, 15 curtas nacionais e uma mostra com 17 curtas exclusivamente gaúchos.

Pela primeira vez teremos distribuição de prêmio em dinheiro. Serão R$ 275 mil a serem distribuídos entre os vencedores das mostras de longas brasileiros e latinos e curtas brasileiros. Além disso, os curtas gaúchos concorrem a R$ 30 mil.

Festival de Cinema Gramado acontece entre os dias 8 e 16 de agosto. Confira a lista completa de longas-metragens:

  • LONGAS BRASILEIROS

“A Despedida”, de Marcelo Galvão
“A Estrada 47”, de Vicente Ferraz
“A Luneta do Tempo”, de Alceu Valença
“Esse Viver Ninguém Me Tira”, de Caco Ciocler
“Infância”, de Domingos Oliveira
“O Segredo dos Diamantes”, de Helvécio Ratton
“Os Senhores da Guerra”, de Tabajara Ruas
“Sinfonia da Necrópole”, de Juliana Rojas

  • LONGAS ESTRANGEIROS

“Algunos Dias Sin Musica” (Argentina/Brasil), deMatías Rojo
“El Critico” (Argentina), de Hernán Guerschuny
“El Lugar Del Hijo” (Uruguai), de Manuel Nieto
“Esclavo de Dios (Venezuela), de Joel Novoa
“Las Analfabetas” (Chile), de Moisés Sepúlveda

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN