Crítica de Série | The Strain (Episódio Piloto)

Anderson Vidal

The Strain tem sido muito aguardada por mim, então, é com muito orgulho que todas as minhas expectativas são alcançadas neste maravilhoso episódio piloto.

Na história, o Boeing 777 chega ao aeroporto JFK em Nova York, e quando está no meio do caminho para pousar, ele para de repente. No meio da pista o avião fica, completamente gelado, com suas luzes apagadas e persianas fechadas. Um alerta é enviado para o Centro de Controle de Doenças (CDC), e o Dr. Ephraim ‘Eph’ Goodweather (Corey Stoll), junto com a sua equipe, investiga o Boeing na tentativa de descobrir o que houve.

the-strain-pic-2

É difícil começar a falar sobre esse episódio no qual só houve acertos, criando uma trama sólida. Nos mais de 60 minutos, The Strain consegue criar um clima tenso e nos prender de verdade na telinha. Levantando apenas questões importantes e não se enrolando, não embromando, indo apenas direto ao ponto.

De início, vimos o Boeing 777 ainda no ar e a tripulação e os passageiros ainda ‘vivos’. Uma situação rotineira da aeromoça alertando alguns passageiros sobre o pouso e sendo chamada com urgência para uma circunstância de emergência. Eis então, que a partir desse momento, somos fisgados a ficar ligados na trama.

A história é desenrolada de uma maneira calma e sem pressa, não houve correria em nos apresentar os personagens envolvidos na trama. Conseguimos degustar do protagonista Eph e até gostar dele. O carisma do ator Corey Stoll, mesmo com a sua situação, nos faz simpatizar com o personagem. O restante do elenco também cumpre muito bem seus papéis. Fiquei encantado com a qualidade em exatamente tudo em The Strain. Nenhum personagem é desmerecido ou deixado de lado aqui. Destaque para a ótima Mia Maestro, como a Dra Nora Martinez.

STRAIN_1098_article_story_large

O suspense e a trama apresentada neste início também é um show a parte. O mistério envolvido foi desenrolado da dose perfeita, e aos poucos o roteiro vai ligando os acontecimentos em nossa mente, claro que deixando muitas perguntas. Mas não ficamos perdidos com tamanha a informação de trama na tela que nos deixa cansados. The Strain conseguiu trabalhar de uma forma que nos deixa ansiosos, nervosos, e que apenas as questões mais importantes são levadas a mente. E devo destacar todas as cenas no qual os ‘vampiros’ aparecem, em especial para a que mostra como é sugado o sangue humano. Foi muito boa.

The Strain (2014) Season 1, Episode 1 (Screengrab)

Agora nos resta acompanhar os próximos 12 episódios e descobrir quem enviou o caixão da Bélgica, porque apenas 4 pessoas ‘sobreviveram’ no Boeing, o que houve no passado que o misterioso homem da loja de penhor sabe (eu tenho meus palpites, e aquele coração que ele ‘alimenta’ com o próprio sangue é de sua amada/esposa), qual o caos que essa situação causará na cidade, que aliás, com o altíssimo nível desde episódio, é de muito risco que decepcione o expectador nos próximos, só espero sinceramente que não fiquem apenas na promessa e cumpram de verdade o caos que a situação merece. E após o final da temporada, volto com a crítica de toda a primeira temporada. E podemos apostar numa segunda temporada, uma vez que a audiência de 2.99 milhões foi muito boa para o canal FX. E acompanhe a audiência semanal.

Anderson Vidal

NAN