Podcast nova velha moda

Podcast

Bônus | Podcast, a velha novidade se espalha

Alvaro Tallarico

|

18 de dezembro de 2019

PodCasts… isso não é nada novo, já existe desde os primórdios na internet nos anos 90. A princípio, muitos eram compartilhados pelo saudoso Napster, programa que revolucionou a web. Contudo, hoje o podcast é meio visto como uma novidade. Na Europa é muito comum as pessoas com seus fones de ouvidos escutando programas diversos nesse formato. Entretanto, aqui no Brasil, a coisa está crescendo rápido. Percebemos isso quando as grandes mídias começam a utilizar e falar sobre isso. Há pouco tempo, no evento sobre o mercado musical internacional, Rio Music Market, o podcast foi tema de uma das mesas.

Para você ver, o Spotify, um dos principais agregadores de músicas e podcasts adquiriu, no início do ano, duas startups de, adivinha só? Podcast. Indubitavelmente, visam controlar isso e conseguir algum lucro. A saber, o mundo podcaster hoje é quase uma anarquia. Qualquer um pode criar e dar um jeito de distribuir. Os provedores para subir áudio são muitos e diversos, dos gratuitos aos pagos, do Soundcloud ao Podbean.

Tem de tudo

O Spotify tem mais de 97 milhões de usuários pagantes e passa dos 200 milhões ao todo. A gama de programas é extensa. Tem, por exemplo, alguns que ensinam línguas como o Espanhol Móvel, o qual recomendo, porque visa ensinar o idioma para os brasileiros de uma maneira bem atual com exemplos contemporâneos.

Ademais, também há muitos outros que seguem como conversas. Um que entrevista somente mulheres é o Descabeladas – O Podcast sem Maquiagem, com a jornalistas Val Becker e Mônica Ramalho. Ainda tem o contundente Ventre Nós que aborda o corpo feminino, com Ana Gabriela Nascimento e Isabela Borges.

Além disso, sem falsa modéstia, sugiro que escutem o PodCast Vivente Andante que busca fazer entrevistas que fortaleçam a cultura, com artistas, professores, atores e atrizes da televisão e teatro, jornalistas e figuras diversas.

Inclusive, o legal é exatamente garimpar esses que estão fazendo um trabalho sem todo o aparato das grandes empresas de comunicação. Isso permite uma liberdade muito maior. Os agregadores como Deezer, iTunes e Spotify são como YouTube do áudio. Em verdade, o YouTube percebeu como era usado muitas vezes somente para áudio e criou o YouTube Music.

Em suma, a hora e vez do Podcast está aí, basta escutar 🙂

Leia mais:

— BÔNUS | PORANGARETÉ QUER AMAR E MUDAR AS COISAS ATRAVÉS DA MÚSICA
— ‘EU ESTIVE EM UM BURACO NEGRO’ | SCOTT STAPP EM ENTREVISTA EXCLUSIVA
— ROCK EXPERIENCE RECEBE PRIMEIRO SHOW DA SHIRAZ LANE NO BRASIL

*Aliás, a coluna BÔNUS, do jornalista cultural Alvaro Tallarico @viventeandante, sai toda quarta-feira no  BLAHZINGA! 

Alvaro Tallarico

Jornalista vivente andante (não necessariamente nessa ordem), cidadão do mundo, pacifista, divulgador da arte como expressão da busca pela reflexão e transcendência humana. @viventeandante
O que sabemos sobre Wicked Boa noite Punpun Ao Seu Lado Minha Culpa Lift: Roubo nas Alturas Patos Onde Assistir o filme Lamborghini Morgan Freeman