‘O Caso Richard Jewell’ | CRÍTICA
Cadu Costa
O que fazer quando público e imprensa te julgam? Quando todo um veredito já parece ter sido montado e sua única saída é admitir o que você desconhece ter cometido? Parece atual, mas estamos falando do novo filme de Clint Eastwood, O Caso Richard Jewell (Richard Jewell), que estreia no primeiro fim de semana de 2020.
https://www.youtube.com/watch?v=QHnUG_SIYYo&t=2s
A trama
Inspirado num artigo da jornalista Marie Brenner, a obra aborda o caso de Richard Jewell, um homem suspeito do atentado à bomba no Centennial Olympic Park, onde ocorriam os eventos ligados às Olimpíadas de Atlanta, em 1996. A saber, Richard teve sua vida invadida e foi condenado pela opinião pública após ter sido coagido a admitir um crime que não cometeu. Ele, na verdade, ajudou as pessoas a saírem e avisou da existência de um dos explosivos.
Paul Walter Hauser (Infiltrado na Klan) foi o escolhido por Mr. Eastwood para interpretar Richard Jewell e, de fato, não decepciona. Afinal, sua atuação tem muita entrega e sensibilidade ao mostrar como um ‘perdedor’ pode sobreviver e lutar perante julgamentos precipitados. A empatia com o personagem é instantânea.
Leia mais:
– ‘OS AERONAUTAS’ (AMAZON PRIME VIDEO) | CRÍTICA
– ‘JOIAS BRUTAS’ / UNCUT GEMS (NETFLIX) | CRÍTICA
– ‘CATS’ | CRÍTICA
Ferida exposta
O veterano Clint Eastwood toca na ferida de uma forma muito precisa e sua ideia central da narrativa – de como uma pessoa inocente pode ter sua vida transformada num inferno com base em mentiras – é perfeitamente compreendida. Aliás, para o público, é difícil não sentir na pele o inferno que é transformada a vida de Richard.
Então, com isso definido, o diretor de Sniper Americano (2014), mais uma vez aponta sua crítica para as instituições governamentais com suas falhas e rapidez em condenar sem provas. Há destaque também para os vencedores do Oscar, Sam Rockwell (Três Anúncios Para Um Crime) que interpreta o altruísta advogado de defesa, bem como Watson Bryan e Kathy Bates, que empresta todo o seu carisma à mãe de Richard.
Em suma, com uma edição ágil e um roteiro muito bem desenvolvido, O Caso Richard Jewell deixa uma necessária reflexão para os dias de hoje onde as fake news transbordam nas redes e alcançam níveis inimagináveis: não há justiça quando uma mentira é propagada como verdade absoluta. A ansiedade de cavar uma história que seja mais interessante que verdadeira não pode ser o padrão ou tudo mais que acontecer no mundo será culpa de todos os envolvidos. Humm, peraí…mas não é que isso explica muita coisa? 🤔
Enfim, O Caso Richard Jewell estreia dia 02 de janeiro de 2020.
*Filme visto no Festival do Rio 2019
::: TRAILER
::: FICHA TÉCNICA
Título original: Richard Jewell
Direção: Clint Eastwood
Elenco: Olivia Wilde, Sam Rockwell, Jon Hamm
Distribuição: Warner
Data de estreia: qui, 02/01/20
País: Estados Unidos
Gênero: drama
Ano de produção: 2019
Duração: 129 minutos
Classificação: a definir