O que está está por trás do sucesso de Frozen?
Wilson Spiler
O ano mal começou e Frozen 2 já é a animação de maior bilheteria de todos os tempos. A saber, o longa atingiu a marca histórica de US$ 1,3 bilhão em faturamento. Para se ter uma ideia, o recorde anterior, conquistado em 2013 pelo primeiro filme da franquia, era de US$ 1,27 bilhão. As cifram atingidas até agora colocam o longa animado da Disney na 14ª posição entre as maiores bilheterias de todos os tempos. E faltam apenas US$ 75 milhões em bilheteria para que a história da princesa gelada bata Vingadores: Era de Ultron (2015).
Leia mais:
– ‘FROZEN 2’ | CRÍTICA
– NÓS VIMOS | FROZEN: FEBRE CONGELANTE
– Relembre: ‘FROZEN: UMA AVENTURA CONGELANTE’ | CRÍTICA
Mas o que está está por trás do sucesso de Frozen?
Segundo Hadija Chalupe, professora de Cinema e Audiovisual da ESPM Rio, “Frozen foi um marco na ressignificação das animações baseadas em contos de fadas, assim como nas histórias das princesas da Disney”.
“O filme também somou forças com a efervescência dos debates sobre o protagonismo feminino. Na, as personagens são destemidas, curiosas, aventureiras e a salvação, ou o ato de amor verdadeiro, não é o beijo de um príncipe, mas a conexão de duas irmãs. A nova geração de meninas precisava dessa revisão do papel ocupado pela mulher e Frozen 2 parece dar continuidade à reflexão”, completou a especialista.
Sobre a ESPM
A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Diplomacia Corporativa e Economia Criativa. Seus 15.000 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1.200 funcionários estão distribuídos em oito campi – quatro em São Paulo, dois no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis.