Christopher Tolkien, filho caçula de J. R. R. Tolkien, morre aos 95 anos
Everton Duarte
Christopher Tolkien, filho de J. R. R. Tolkien, o autor da consagrada saga O Senhor dos Anéis, teve sua morte anunciada nesta quinta-feira(16/10), pela Tolkien Society.
Aos 95 anos de idade, Christopher, terceiro filho do autor, foi responsável por catalogar, editar e publicar inúmeros trabalhos que permaneciam inéditos após a morte de seu pai, em 1973, incluindo O Silmarillion. Além disso, ele também desenhou muitos dos mapas que detalhavam o mundo fictício da Terra Média, onde se passavam as principais histórias de Tolkien.
Christopher Tolkien has died at the age of 95. The Tolkien Society sends its deepest condolences to Baillie, Simon, Adam, Rachel and the whole Tolkien family. pic.twitter.com/X83PTx4b7x
— Tolkien Society (@TolkienSociety) January 16, 2020
A saber, o caçula do autor inglês nasceu em Leeds, na Inglaterra, e fez parte da Força Aérea britânica durante a II Guerra Mundial. Ainda assim, nos anos mais recentes, já em idade avançada, Christopher Tolkien também organizou e publicou os livros Beren e Lúthien (2017) e A Queda de Gondolin (2018), que mostram como dois dos principais contos de seu pai evoluíram com o tempo.
Leia mais:
– ORQUESTRA AO VIVO PROVA QUE ‘O SENHOR DOS ANÉIS’ CONTINUA ENCANTADOR
– O SENHOR DOS ANÉIS | SÉRIE SERÁ FILMADA NA NOVA ZELÂNDIA
– ‘O SENHOR DOS ANÉIS’, A TRILOGIA MAIS PREMIADA DE TODOS OS TEMPOS
“Por mais estranho que pareça, eu cresci no mundo que ele criou“, disse Christopher em uma rara entrevista de 2012 ao jornal francês Le Monde. “Para mim, as cidades do Silmarillion são mais reais que a Babilônia“.
Todavia, a causa da morte de Christopher ainda não foi revelada.