Como lançar um app de jogos em um mercado tão competitivo?
Juliana Góes
O mercado de games se tornou muito forte nos últimos anos. Segundo a Pesquisa Game Brasil, em 2019, 83% dos jogadores se concentram nos smartphones e 19,6% nos tablets. Em suma, a Liftoff, líder em marketing e retargeting de aplicativos para dispositivos móveis, dá dicas de como lançar um novo app de jogo em um cenário competitivo.
• Soft Launch
O Soft Launch é quando desenvolvedores liberam o game para determinados públicos antes do lançamento oficial. Além disso, ele é fundamental para o seu aplicativo, já que é a maneira de você saber como, onde e o que melhorar antes de lançar o app.
Ademais, com um Soft Launch, você consegue muitas informações, como, por exemplo: em quais sistemas operacionais o seu jogo se sai melhor, ter um feedback dos jogadores de diferentes regiões, saber quanto tempo as pessoas passaram jogando, e inclusive, qual o índice de retenção de usuários. Ou seja, é uma maneira de descobrir como o game vai se sair antes do lançamento oficial, e consertar bugs ou aperfeiçoar funções e anúncios por região.
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Portanto, o ideal para aumentar a diversidade do seu teste é fazê-lo em diferentes regiões do mundo, explorando tanto versões iOS como para Android. Dependendo da estratégia da empresa, é possível utilizar anúncios diferentes em alguns países. Quanto mais diversidade melhor. Assim, você consegue obter mais informações.
• Criação de anúncios
Um ponto importante no Soft Launch (e depois dele) é a criação de peças publicitárias.Aliás, elas te diferenciam da concorrência, especialmente em um lançamento. Portanto, vale a pena se esforçar em fazer bons banners, vídeos interativos e outros formatos.
Para seus anúncios se destacarem, a recomendação é pensar cautelosamente em cada plataforma de divulgação. Assim, o que funciona bem no Facebook, não funciona no Instagram, e vice-versa – já que o relacionamento dos usuários com cada plataforma é diferente. Além disso, use referências de seus concorrentes para entender como o mercado está anunciando jogos semelhantes e criar sua estratégia.
• Lançamento oficial (global ou local)
Nos primeiros dias do lançamento do seu jogo, você vai experimentar uma “lua de mel”. Nesse período, o algoritmo vai jogar a seu favor e você vai ter vantagem sobre os seus concorrentes. Aliás, é um momento em que o Facebook pode ser um bom investimento para aproveitar a dianteira e trabalhar bons anúncios.
Depois disso, o segredo para manter seu aplicativo focado em games é construir uma base consolidada de dados e criar propagandas que atinjam públicos mais assertivos. Crie campanhas de funil mais sofisticadas e trabalhe a possibilidade de resgatar pessoas que baixaram o jogo mas o deletaram. Ou seja, pense no retargeting, além dos novos usuários.
• Promoções cruzadas
Essa estratégia de plataforma de games funciona para quem já tem mais de um jogo. Nas promoções cruzadas, você utiliza todas as ferramentas disponíveis para atingir alguém e oferecer mais de um app que você tenha.
Portanto, imagine que você ofertou um de seus jogos e, por meio de um anúncio, uma pessoa o baixou e se tornou ativa. Tempos depois, você oferece outro app seu em uma nova peça publicitária – e você já entendeu que o perfil daquela pessoa é de ser fiel ao game – e então a pessoa novamente faz o download e compra no app.
Isso é a promoção cruzada. Depois de entender o perfil de uma pessoa e quais jogos provavelmente seriam do seu interesse, você sugere seus aplicativos em diferentes anúncios, gerando mais de um lead com o mesmo usuário.
• Prevenção de fraude
Por fim, uma das coisas mais importantes para a sobrevivência nas plataformas com games é estar preparado para lidar com fraudes. Você não vai precisar se preocupar com isso em um primeiro momento, então tente esgotar possibilidades em redes transparentes antes de partir para afiliados e revendedores.