O Conto das Três Irmãs crítica filme

‘O Conto das Três Irmãs’ é de uma beleza singular

Jorge Feitosa

No filme O Conto das Três Irmãs (Kiz Kardesler), em um pequeno vilarejo nas montanhas da Turquia dos anos 80, três irmãs se reencontram.  Havva (Helin Kandemir) e Nurhan (Ece Yüksel) são aguardadas pela mais velha, Reyhan (Cenre Ebuzziya) e o pai, Sevket (Müfit Kayacan). Duas delas conviveram com o mesmo patriarca, Necati (Kubilay Tunçer).

A trama

Mas, ao contrário do que possa parecer, o longa não se trata de uma história de abandono familiar. Pois, onde se tem que extrair da terra o duro pão de cada dia, é desejo de qualquer jovem uma vida melhor na cidade. Ainda que tenham que se sujeitar a servir de beslemes (um misto de filha adotiva e empregada doméstica) em famílias mais abastadas.

Decerto que a frustração em não conseguir se firmar não abala a esperança das protagonistas, que não têm outra perspectiva de vida a não ser permanecer onde estão e perpetuar um ciclo de miséria. E, nesse caso, o diretor e roteirista Emin Alper, que realizou o filme graças à ajuda de um amigo alemão que lhe ofereceu suporte financeiro, faz um trabalho soberbo com um punhado de atores e figurantes e vem arrebatando prêmios mundo afora.

O Conto das Três Irmãs filme crítica
Foto: Supo Mungam Films / Divulgação

Rigor técnico

O trabalho da equipe de produção, por sua vez, enche os olhos desde o início da projeção, captando todo o esplendor da natureza local e usando cenários, locações e figurinos que parecem atemporais, sendo difícil perceber que é um filme de época a não ser por um detalhe ou outro, como os automóveis ou a ausência de referências tecnológicas nos diálogos.

E é nos diálogos e na interação do elenco que o filme O Conto das Três Irmãs alcança seu ponto máximo a despeito do rigor técnico de sua execução. Visto que é possível sentir a cada linha o drama de cada uma das irmãs, da competição entre si pra sair da prisão metafórica que os homens lhes impõem e do amor inabalável que as une. Juntas, elas têm que superar e confrontar toda sorte de malefícios e abusos a que a maior parte das mulheres ainda hoje são sujeitas.

Em suma, uma vida de determinação férrea e companheirismo que o filme O Conto das Três Irmãs mostra em um ciclo de vida melancólico, ainda que belo, mas tão inevitável quanto a neve que o fecha a cada ano para depois recomeçar.

TRAILER

https://youtu.be/38UJxwbx8WI

FICHA TÉCNICA

Título original: Kız Kardeşler
Direção:
 Emin Alper
Elenco: 
Cemre Ebüzziya, Ece Yüksel, Helin Kandemir, Kayhan Açikgöz, Müfit Kayacan, Kubilay Tunçer, Hilmi Özçelik, Başak Kivilcim Ertanoglu
Distribuição:
Supo Mungam Films
Onde assistir: Now e Vivo Play
Data de estreia:
 sex, 16/10/20
País: 
Turquia, Alemanha, Holanda, Grécia
Gênero: 
drama
Ano de produção: 
2019
Duração: 
108 minutos
Classificação: 
14 anos

Jorge Feitosa

@jorgefeitosalima
NAN