Super Fantasy Zone | Um clássico dos arcades para o Mega Drive!

Stenlånd Leandro

Lançado para o Mega Drive em 1992, Super Fantasy Zone foi o último game de uma série que nasceu nos arcades em 1986. Teve fortes inspirações no clássico TwinBee.
Antes de Sonic ou mesmo de Alex Kidd, a Sega por um período teve como mascote Opa-Opa, a simpática navezinha senciente (uma criatura viva) que é justamente o personagem principal do game.

Fantasy Zone no arcade

O Mundo Colorido de Opa-Opa

O jogador assume o comando de Opa-Opa, que deve salvar o seu mundo, Fantasy Zone, de uma invasão de forças inimigas. Assim, o elemento mais interessante do game é ser possível controlar a navezinha tanto para a direita como para a esquerda. Este foi um diferencial dos jogos de nave daquela época, que em sua grande maioria tinham um deslocamento de tela fixo.
Aliás, outro ponto que chama bastante a atenção é o seu visual fofíssimo e colorido, com um estilo todo único. Mas, apesar dos gráficos fofuxos, o jogo possui um nível de dificuldade bem elevado, com inimigos pipocando por todos os cantos da tela.
 

Fantasy Zone no Master System

Não demorou muito para que o Master System (e outros sistemas da época) ganhasse uma versão do jogo, onde acabou se tornando bem popular. Opa-Opa ainda estrelou um segundo jogo para arcades e Master System em 1987, o Fantasy Zone II: The Tears of Opa-Opa, que basicamente seguia mesma fórmula do antecessor, mas com visuais melhorados (e ainda mais coloridos) e a introdução do irmão do herói, o Upa-Upa.

Entre o final dos anos 80 e metade dos 90, Opa-Opa apareceu em outros games como Fantasy Zone: The Maze (Arcade, Master System), Fantasy Zone (Game Gear) e Super Fantazy Zone (Mega Drive), mas o personagem logo o colocaram para escanteio pela Sega com o surgimento de Alex Kidd e posteriormente de Sonic.

Super Fantasy Zone – Mega Drive

Um clássico esquecido

A Sunsoft desenvolveu Super Fantasy Zone, sob licença da Sega, que caprichou na produção do game.
A saber, ao invés de simplesmente coletar power-ups como a maiorias dos shumps, é possível comprá-los, usando moedas deixadas por inimigos derrotados. O jogador pode escolher entre asas e motores, uma variedades de armas, bombas mais poderosas e até vidas extras.

Super Fantasy Zone – Mega Drive

Opa-Opa ainda apareceu no clássico anime Zillion (teve até um episódio centrado nele, mas seu nome foi traduzido como Bongo aqui no Brasil) e fez algumas aparições em outros títulos da Sega, sendo a mais notória no jogo Sega & Sonic All Stars Racing, de 2010.

Ademais, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa

Apesar de estar meio esquecido nos arquivos da Sega, os fãs sempre se lembrarão desse personagem que esbanja carisma e estarão torcendo pelo seu retorno triunfal em um novo e colorido game.

Stenlånd Leandro

Leandro não é jornalista, não é formado em nada disso, aliás em nada! Seu conhecimento é breve e de forma autodidata. Sim, é complicado entender essa forma abismal e nada formal de se viver. Talvez seja esse estilo BYRON de ser, sem ter medo de ser feliz da forma mais romântica possível! Ser libriano com ascendente em peixes não é nada fácil meus amigos! Nunca foi...nunca será!
NAN