Música Imortal

A música é imortal

Celsinho Junior

Antes de mais nada, vamos ao questionamento: por que os artistas têm que envelhecer? Alguns deveriam ser eternos, vocês não acham? Entretanto, a arte, a música, essa é imortal.

Muitos artistas sabem envelhecer e continuam produzindo, como o baterista dos Rolling Stones. Charlie Watts, que acabou de completar 80 anos, ainda está viajando com a banda em turnês pelo mundo e tocando com a mesma genialidade do início da carreira. Os Stones têm tocado juntos há quase 50 anos e isso é uma dádiva para os amantes da música. Algumas pessoas provavelmente devem pensar: “por que um cara como Elvis tem que morrer?” ou mesmo, “Como alguém pode assassinar John Lennon?” Perguntas que são respondidas com fé e com a crença de que tudo já vem escrito desde o nosso nascimento. Cada um tem a sua missão aqui. E mesmo que seja curta como a dos artistas acima citados, possui uma representatividade absurda.

Aqueles que fazem a música imortal

Um bom exemplo disso seria um Clube da Equina eterno! Milton Nascimento vivendo pelo menos 500 anos! Que tal? Ainda assim, certamente suas canções viverão mil anos e ainda é pouco.  Do mesmo modo, as canções de alguns de nossos ídolos como Roberto, Erasmo, Rita Lee, Nana Caymmi, Ney Matogrosso, Roupa Nova, Paralamas, Gil, Caetano, entre outras centenas. Esses artistas são inspirações para os mais novos e para os que ainda estão tentando bater a cabeça e viver de música. Nesse sentido, talvez essa longevidade deva vir da música. Ainda mais porque o músico dificilmente se aposenta. Ele até pode parar de fazer shows, mas de compor e produzir, jamais! Somente quando passa para o plano espiritual. E, se ele pudesse psicografar, acho que o faria.

O segredo de viver de música está no respeito por ela.  Quando o acaso não acontece, a sorte fica do lado de quem gosta desses ícones que fazem música boa e que acariciam a alma.  Falamos aqui de artista brasileiros, mas tem os “gringos” que são verdadeiros patrimônios da humanidade. Tal qual Paul MacCartney, Madonna, U2, AC/DC, Stones, The Who e muitos outros. É uma pena essa galera não durar 500 anos ou mesmo ser eterna.  Esse é o maior pecado dos Deuses da Música. Afinal, como já disse acima: a música é imortal.

Celsinho Junior

Coordenador de novos negócios e projetos especiais do Rock in Rio. Empreendedor, produtor e agitador cultural. Criador/curador dos canais digitais Play Hits br e A Cara de Quem Música, focados na promoção e renovação da música autoral brasileira.
NAN