‘Memórias de Verão’ é um belo reflexo da adolescência
Wilson Spiler
Sexo, álcool, drogas, relacionamentos e conflitos familiares. Assim poderíamos fazer um breve resumo sobre a adolescência. É mais ou menos nessa toada que gira o filme Memórias de Verão (Geçen Yaz), produção turca que estreou recentemente no catálogo da Netflix.
Dirigido por Ozan Açiktan, que também co-escreve o roteiro ao lado de Sami Berat Marçali, o longa narra a história de Deniz (Fatih Berk Sahin), um adolescente tímido que retorna à Bodrum, uma cidade à beira-mar para passar as férias de verão com a família. Lá, o jovem de 16 anos, reencontra sua paixão platônica de infância, Asli (Ece Çesmioglu).
Embora o filme não mostre, os diálogos dão a entender que Deniz emagreceu, provavelmente em virtude das aulas de natação, e passa a chamar a atenção da garota de quem gosta. Entretanto, a timidez o impede de avançar, mesmo diante dos flertes da desejada. Como na gíria do futebol, quem não faz, leva, a relação acaba entrando em um triângulo amoroso, mesmo que o rapaz jamais tenha sequer beijado a amada.
-
‘Como Virei Super-Herói’: o que deu errado na produção da Netflix?
-
‘Major Grom Contra o Doutor Peste’ é uma bela surpresa russa
[youtube v=”xc9bCnVaV_4″]
As fases da adolescência
Memórias de Verão poderia se tornar um ‘Kids turco’, mas o filme da Netflix envereda em outra direção. A ideia aqui não é mostrar a degradação dos jovens, mas sim os períodos pelos quais eles passam. Da paixão, do conhecimento do corpo, da transição para a fase adulta, entre outros.
Aliás, a relação com a água que fez Deniz emagrecer é uma ótima analogia à maturidade. Do jovem que era pequenino e ficou grande, de ultrapassar desafios e até da troca de pele com as queimaduras de sol são claras referências ao amadurecimento.
Além disso, Maciek Sobieraj faz um belo trabalho de fotografia, com cenas de entardecer de encher os olhos. Assim como Ozan Açiktan traz tomadas interessantes na água, onde a divisão do corpo entre o mar e a atmosfera remetem às mudanças de comportamento tão frequentes nesse período da vida.
Embora não seja brilhante e, por vezes, irritante, tamanha a dificuldade do protagonista em mostrar o que sente, Memórias de Verão é um filme com muitos méritos, já que narra com simplicidade o que qualquer adolescente já viveu um dia.
Por fim, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Trailer do filme Memórias de Verão (Netflix)
[youtube v=”6eLdXr0QVR4″]
Ficha Técnica
Título original do filme: Geçen Yaz
Direção: Ozan Açiktan
Roteiro: Ozan Açiktan, Sami Berat Marçali
Elenco: Fatih Şahin, Ece Çeşmioğlu, Halit Özgür Sarı
Data de estreia: sex, 09/07/21
Onde assistir ao filme ‘Memórias de Verão’: Netflix
País: Turquia
Gênero: drama
Duração: 101 minutos
Classificação: 14 anos