Doze Mil Supo Mungam Plus filme crítica

‘Doze Mil’: dança, dinheiro e emprego

Ana Rita

Vencedor de melhor filme no Festival de Cinema Europeu, Doze Mil (Douze Mille) é bem fluído e sensível, abordando conflitos familiares e uma tentativa de independência financeira.
O longa é a estreia de Nadège Trebal como diretora, e traz a história de Frank (Arieh Worthalter), um homem que perde seu emprego clandestino, e que se vira por trambiques e outros meios ilegais.
Casado com Maroussia (Nadège Trebal), Frank viaja 700 Km em busca de um emprego, com o objetivo de ganhar exatos doze mil euros, valor equivalente o salário de Maroussia, pois assim, sentiria que estaria justo e equivalente.

Paixão

Com longas cenas mais sensuais e eróticas, Nadège, enquanto diretora e atriz, desenvolve bem a química do casal, expondo de forma até sensível, o amor forte e ardente entre Frank e Maroussia.
Quando o protagonista acorda com sua esposa que partirá em busca dos doze mil euros, eles também fazem outra promessa: de que Frank não trairia Maroussia enquanto estivesse fora de casa. No momento em que o personagem principal começa a interagir com outras mulheres, notamos o tom galanteador dele, sendo os momentos de tensão, se haverá ou não a traição.
[youtube v=”F5oF-vY2g-8″]

Dança 

A obra tem seu toque mágico, em especial nos momentos das danças, sendo essas um ponto marcante na narrativa. As cenas em que Frank e Maroussia encenam uma dança, é um dos fatores que confirmam a conexão do casal.
A dança também está presente no falso primeiro trabalho de Frank, onde ele entretém os demais funcionários em troca de moedas e esmolas. Nesses momentos, o filme Doze Mil ganha um certo tom de comédia e leveza, dança como um feliz bobo da corte.
A direção de Nadège se destaca bastante na ação do roubo no qual Frank está envolvido. Com um enquadramento especial, direcionando o olhar o espectador para a performance que acontece por meio da segmentação da tela com uso de espaços e objetos no filme. A mise-en-scène da diretora francesa é especial nessa performance, com uma fotografia escura e luzes quentes que apenas ajudam a definir as formas e os movimentos dos personagens.
[youtube v=”gfEWAOtqQDU”]

Motivações e aventuras

Mesmo com essa paixão forte e ardente que sente pela mulher, Frank quer se aventurar no mundo. O interesse no lugar que está a 700 Km da família não é apenas o dinheiro, apesar de notória o desejo de lucrar e se dar bem. O protagonista, então, aproveita para ‘brincar’. Afinal, mesmo não se relacionando de forma amorosa com outras mulheres, Frank se interessa no jogo da conquista, no flerte. É, de fato, um verdadeiro malandro galanteador.
O filme Doze Mil também é interessante por mostrar a busca pelo emprego e sobrevivência. Mesmo não mostrando miséria de forma explícita, entende-se a situação na qual a família de Frank está. Ainda que alcançar os exatos doze mil euros seja mais por questão moral e de autoafirmação, pois conseguirá ter o valor exato que sua mulher recebe de salário.
A volta para casa é conflitante. Mesmo com sua mulher o aguardando ansiosamente, vemos que a motivação de Maroussia não é o dinheiro, e sim, ter o marido de volta. A paixão que sente é mais intensa e importante que o dinheiro extra conseguido por Frank.
O filme Doze Mil está disponível na plataforma de streaming Supo Mungam Plus, também distribuidora do filme.
Por fim, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer do filme Doze Mil

[youtube v=”-cZduoA2cpw”]

Elenco do filme Doze Mil

Arieh Worthalter, Nadège Trebal, Liv Henneguier

Ficha Técnica

Título original: Douze Mille
Direção: Nadège Trebal
Data de estreia: sex, 09/06/21
Onde assistir ao filme Doze Mil: Supo Mungam Plus
País: França
Gênero: Drama
Duração: 112 minutos

Ana Rita

Piauiense, nordestina e estudante de Arquitetura, querendo ser cinéfila, metida a crítica e apaixonada por cinema, séries, arte e música. Siga @trucagem no Instagram!
NAN