O Último Mercenário filme Netflix crítica

‘O Último Mercenário’, Jean-Claude Van Damme e A Praça É Nossa

Wilson Spiler

Jean-Claude Van Damme foi um dos maiores ícones do cinema de ação dos anos 80 e 90. Mesmo sendo belga, o ator conseguiu trilhar uma carreira de sucesso no competitivo cinema hollywoodiano. Mas, de uns tempos pra cá, parece trabalhar apenas para pagar as contas. Só resta essa explicação para entender o motivo de estrelar O Último Mercenário (The Last Mercenary), filme que estreou nesta sexta-feira (30) na Netflix.
O Último Mercenário conta a história de Richard Brumère/Névoa (Jean-Claude Van Damme), um lendário agente secreto. Após realizar diversas missões, ele virou mercenário e saiu do esconderijo para salvar o filho que ainda não conhece.

Exagerado demais

Dirigido por David Charhon, famoso na França por comédias pastelonas, que também co-escreveu o roteiro do filme com Ismaël Sy Savané, O Último Mercenário é um filme de ação recheado de comédia e deboche, algo não tão incomum em produções do gênero. O problema é que, diferente do recente Jolt: Fúria Fatal, lançado pelo Amazon Prime Video, ele exagera ao extremo.
Há cenas surreais de pura vergonha alheia, que remetem aos piores períodos dos Trapalhões, com direito a Jean-Claude Van Damme vestido de mulher e simulando um… deixa pra lá. De fato, o ator ainda está em plena forma no alto de seus 60 anos. A porradaria é bem filmada, rendendo ótimos momentos. Mas há uma piadoca pra cada soco e tiradas do nível de uma A Praça É Nossa da vida.
[youtube v=”PUP-6vGp29Y”]

O Último Mercenário 2?

Sem dúvida, o novo lançamento da Netflix não se leva a sério em momento algum e isso não é ruim. Mas tudo há um limite. Esse é o grande pecado do filme O Último Mercenário: tanta exagero cansa. A bem da verdade é que Jean-Claude Van Damme não merecia esse fim melancólico de carreira, mas cada um tem suas contas para pagar. Vale apenas para ver o ator em ótimas coreografias de luta.
Ah, quem é realmente fã de Van Damme certamente vai se lembrar de um dos momentos mais sórdidos da carreira do ator. No final do saudoso só que não filme Street Fighter (1994) há uma cena onde os personagens fazem uma pose para câmera mostrando o “time” de lutadores. Então, ao assistir O Último Mercenário , o espectador vai logo sacar a “referência” desnecessária.
Por fim, mais uma surpresa “das boas”. Antes de desligar a telinha da Netflix, o filme ainda reserva uma cena bem no final dos créditos que sugere uma continuação. Dependendo do sucesso, quem sabe uma sequência? Espero que não.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Trailer de O Último Mercenário, da Netflix

Elenco do filme O Último Mercenário

Jean-Claude Van Damme
Alban Ivanov
Assa Sylla
Samir Decazza
Éric Judor

Ficha Técnica

Título original do filme: The Last Mercenary
Direção: David Charhon
Roteiro: David Charhon, Ismaël Sy Savané
Data de estreia: sex, 30/07/21
Onde assistir ao filme ‘O Último Mercenário’: Netflix
País: França
Gênero: comédia, ação
Duração: 112 minutos
Ano de produção: 2021
Classificação: 14 anos

Wilson Spiler

Will, para os íntimos, é jornalista, fotógrafo (ou ao menos pensa que é) e brinca na seara do marketing. Diz que toca guitarra, mas sabe mesmo é levar um Legião Urbana no violão. Gosta de filmes “cult”, mas não dispensa um bom blockbuster de super-heróis. Finge que não é nerd.. só finge… Resumindo: um charlatão.
NAN