‘O Homem nas Trevas 2’ é problemático, absurdo e desnecessário
Cadu Costa
Sequências de filmes de sucesso são sempre difíceis de assistir. Seja por qualquer ideia que se tenha da trama ou seja pela expectativa da narrativa. Uma continuação que não pode ser criticada por falta de ambição é O Homem nas Trevas 2 (Don’t Breathe 2), de Rodo Sayagues. Se no original de 2016, dirigido por Fede Alvarez, “O Homem Cego”, interpretado por Stephen Lang sequer tinha nome, neste novo longa o personagem ganha até uma história de origem.
Ao fazer isso, Sayagues e Alvarez (co-escritores de ambos) dizem adeus ao formato enxuto e autocontido do original tanto no cenário quanto na narrativa no que eventualmente se transforma em uma ameaça exagerada. Onde o primeiro filme ofereceu sustos genuínos, este é, na melhor das hipóteses, cheio de suspense. Na pior das hipóteses, digno de risos e vai implorar aos espectadores que tenham paciência.
A história de O Homem nas Trevas 2
Em O Homem nas Trevas 2, oito anos se passam após o último filme e encontramos o Cego vivendo na floresta, longe do bairro deserto de Detroit que ele uma vez assombrou em luto depois de perder sua filha amada. Agora sabemos seu nome: Norman Nordstrom. E ele está criando uma nova filha, Phoenix (Madelyn Grace), que não sabe nada sobre a mãe que morreu há oito anos. Houve um incêndio e Norman só conseguiu salvar uma das vidas.
Onde as coisas ficam ainda estranhas envolve um esquadrão de bandidos tentando roubar Phoenix dos cuidados de Norman, uma batalha com facas e audição supersônica no meio do caminho. O plot twist mostrando a perspectiva dos intrusos e de suas motivações são tão absurdas que quase funcionam.
[youtube v=”u0Gqp_IvxW8″]
Sequência desnecessária
O Homem nas Trevas 2 é uma sequência ultra violenta e pode até manter o público tenso, mas as viradas da história farão você rir junto com os diálogos. Por mais difícil que seja sentir empatia pelo Cego (afinal, por que torceria para um estuprador e assassino?), você acaba querendo que ele se vingue em nome de seu animal de estimação.
Stephen Lang mantém a presença física ameaçadora que contrasta bem com seu sussurro sufocado de uma voz, mas todo o resto é muito ridículo para sequer tomar nota. Aliás, o problema nem está no desempenho do ator. Afinal, ele muda fluidamente de paternal para ameaçador e você – forçando bastante a amizade – pode até sentir os poços profundos de arrependimento pelos pecados passados de Norman.
O embaraço está na apresentação. Portanto, O Homem nas Trevas 2 falha como um projeto de recuperação para o Homem Cego Estuprador e Assassino. Alguns personagens não foram feitos para serem anti-heróis e também não merecem sequências.
Por fim, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando pelo nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Trailer do filme O Homem nas Trevas 2
[youtube v=”cbz9_K3mw1E”]
O Homem nas Trevas 2: elenco do filme
Stephen Lang
Adam Young
Bobby Schofield
Brendan Sexton III
Madelyn Grace
Stephanie Arcila
Rocci Williams
Bobby Schofield
Ficha Técnica
Título original: Don’t Breathe 2
Direção: Royo Sayagues
Distribuição: Sony
Data de estreia: qui, 12/08/21
País: Estados Unidos
Gênero: terror
Duração: 98 minutos
Classificação: 16 anos