‘Canola’ é uma bela e comovente lição de amor

Fábio

Não é de hoje que o cinema coreano é destaque tanto pela sua qualidade técnica quanto pela artística e ‘Canola’ não foge a regra. O filme é uma das produções que estará em cartaz no festival ‘Volta ao Mundo: Coreia do Sul’; que acontecerá de 16 a 30 de setembro, no Petra Belas Artes À La Carte em parceria com o Centro Cultural Coreano no Brasil.

O programa reunirá sete longas-metragens produzidos em décadas diversas. Além de Canola, serão exibidos ‘Bala Sem Rumo’ (1961), de Yoo Hyun-mok; ‘O Caminho para Sampo’ (1975), de Lee Man-hee; ‘Amora’ (1985), de Lee Doo-yong; ‘Atrizes’ (2009), de Lee Jae-yong; ‘Paju’ (2009), de Park Chan-ok; bem como ‘A Empregada’ (2010), de Im Sang-soo.

Canola

Canola

Dirigido e escrito por Yoon Hong-Seung, Canola é, antes de mais nada, uma bela e comovente história de amor entre uma avó, sua neta e a comunidade em que vivem. Embora não conte com estrelas, o elenco tem um rosto bastante conhecido: a consagrada Youn Yuh-Jung, que ganhou o Oscar 2021 de Melhor Atriz Coadjuvante, por ‘Minari: Em Busca da Felicidade’. A saber, ela é a primeira entre todos os atores e atrizes sul-coreanos a ganhar um Oscar. Ao seu lado, destaque para a jovem atriz Kim Go-eun, que interpreta a neta, e se revelou no filme ‘Eungyo’, de 2012, se tornando, assim, um ícone da juventude coreana.

Sinopse

A amorosa idosa Yeo-jeong Yoon (Yuh-Jung Youn) vive feliz em uma pequena comunidade na Coréia do Sul com a sua querida netinha Hye-Ji (interpretada na fase adulta por Kim Go-eun), que foi abandonada pela mãe, após a morte do pai. Num dia, em um mercado lotado, ela se perde de sua avó. Doze anos se passam até quem, enfim, elas se reencontram. No entanto, o tempo passou de maneira diferente para ambas e, agora, elas terão que se reconectar nessa nova realidade.

O roteiro muito bem escrito de Yoon retrata como esses 12 anos afetaram as personagens principais. Hye-Ji se tornou uma adolescente complicada, acostumada a uma cidade grande e terá que se acostumar novamente com a sua comunidade, bem como as pessoas e o cuidado excessivo de sua avó. A idosa, por sua vez, terá que entender que os anos se passaram e que a inocente menininha que carregava pelas costas e travava com muito zelo, não é mais uma criança.

Canola

Yuh-Jung Youn

A idosa, aliás, é o grande destaque de Canola. Além da personagem ser amável e dócil, ela cresce muito nas mãos de Yuh-Jung Youn. A veterana atriz é sublime, encantadora e nos emociona tanto nos momentos mais alegres, assim como nos mais tristes. Sendo capaz de entregar uma interpretação magnífica e criando, assim, uma personagem maravilhosa.

Sensível, delicado, emocionante, triste e divertido, Canola é um belíssimo filme e uma linda história de amor entre uma avó e sua neta. Com uma reviravolta interessante, vai surpreender positivamente o espectador. Nem mesmo a liberdade poética desnecessária no final empobrece essa ótima produção.

Canola – Ficha técnica

Título original: Canola
Direção e roteiro: Yoon Hong-seung
Elenco: Youn Yuh-Jung, Kim Go-eun, Kim Hee-won e Ryu Jun-Yeol.
Onde assistir: Belas Artes À lá Carte – Mostra Volta ao Mundo: Coreia do Sul
País: Coréia do Sul
Gênero: drama
Duração: 117 minutos
Ano de produção: 2016
Classificação: 12 anos

Serviço – Volta ao Mundo: Coreia do Sul

Data: 16 a 30 de setembro
Onde: Belas Artes À La Carte
Valor: Disponível para assinantes: R$ 9,90 (mensal) ou R$ 108,90 (anual)
Para assinar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.
Ou vá direto para a página de cadastro: https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup
Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone, Apple TV e Roku. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.
Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em dois dispositivos simultaneamente.

Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando através do nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.

Fábio

Santista de Nascimento, flamenguista de coração, paulistano por opção. Jornalista, assessor de imprensa viciado em cinema, série, HQ, música, games e cultura em geral.
NAN