Sex Education | Terceira temporada é o tesouro dessa geração
Pedro Marco
O tão aguardado terceiro semestre de Sex Education finalmente está entre nós. E com a nostalgia de reencontrar os colegas de classe pelos corredores da escola, somos recebidos de braços abertos com oito novos episódios que estreiam nessa sexta na Netflix e, assim, elevam a série para um novo patamar nesta segunda metade.
Entrando no último ano do ensino médio, acompanhamos, em suma, um amadurecimento sexual dos personagens. Isso é explorado logo na cena de abertura do primeiro episódio; com uma direção e coreografia que conseguem resumir em segundos o impacto e os ideais da produção. Estando cada vez mais provocativa e desafiando tabus, Sex Education consegue, dessa forma, equilibrar suas críticas sem panfletar de forma didática. Assim, ela consegue desenvolver as tramas principais e secundárias de seus personagens em um formato interessante. Conversando, dessa forma, com várias gerações trazendo discussões pertinentes mesmo nos momentos mais parados.
- Primeira temporada de ‘Yowamushi Pedal’ é eletrizante!
- ‘Gavião Arqueiro’: nova série da Marvel no Disney Plus ganha trailer!
- ‘Y: The Last Man’ | Veja o trailer e onde assistir a série
Sinopse
Em suma, nessa terceira temporada de Sex Education seguimos o trio amoroso de Otis (Asa Butterfield), Meave (Emma Mackey) e Isaac (George Robinson) que deixou os espectadores malucos de raiva no segundo ano, com momentos apoteóticos, mas que se estendem em uma barriga com gosto de Ross e Rachel. Em contraponto, a noção de cansaço desta trama acaba tirando o holofote do trio e, em suma, dando cada vez mais espaço para os personagens coadjuvantes brilharem cada vez mais.
O filho do ex-diretor, Adam Groff (Connor Swindells), recebe o terceiro ato de seu arco de redenção de forma que beira a fazer o público relevar suas ações na primeira temporada, enquanto Eric (Ncuti Gatwa) busca suas origens em uma estonteante aventura na Nigéria.
Viagens
E por falar em viagens, temos um dos auges da temporada se passando na França. Isso dá um ótimo respiro de novos ares aos personagens, mesmo no meio de clichês e situações previsíveis. No claustrofóbico ambiente do ônibus escolar e das trincheiras, a série consegue outra façanha. Jogar na nossa cara o quanto nos importamos com uma gama tão grande de personagens tão individuais.
Na escola, o final da temporada anterior mostra suas consequências com uma troca de diretores. Trazendo, assim, a complexa e temida Hope (Jemima Kirke) para liderar o Colégio Moordale. A figura antagonista cresce em tons de preto e branco, mesmo ao mostrar a vida pessoal e a pressão profissional da personagem, onde, por mais que o rostinho amigável da atriz remeta a seus bons anos em Girls, a diretora beira os ares vilanescos da Tempesta/Stormfront em The Boys, porém sem seus superpoderes.
Mais caras novas
Ainda na onda das caras novas, temos Jason Isaacs (Lúcio Malfoy da saga Harry Potter) como o detestável Peter Groff, irmão de Michael, e ainda a cantora Dua Saleh no papel de Cal, uma personagem queer que vai colocar em xeque alguns ideais retrógrados da escola e até mesmo de alguns alunos.
Evolução
A terceira temporada de Sex Education marca ainda uma evolução gigantesca em seu humor britânico característico, com fortes pitadas de nonsense e besteirol. Garotos correndo pelados com uma cabra nos braços, logo no primeiro episódio, é só a ponta do iceberg do que está por vir ao longo deste semestre.
Por fim, entre buscas de identidade, alienígenas e a boa e velha novelinha com trocas de casais que sempre gostamos, Sex Education apela para um drama mais ousado e de consequências mais reflexivas em seu clímax, o que acaba destoando da já citada elevação de sua comédia. Os episódios finais pedem uma caixa de lenços ao lado, e fecham com ganchos de arrancar os cabelos enquanto esperamos pelo novo ano.
Ainda não há confirmações da Netflix se o quarto semestre será de fato o último da série, mas é fato que essa terceira temporada de Sex Education já pode ser chamada de tesouro dessa geração, e material obrigatório para entender paradigmas e o retrato de uma nova juventude de forma direta, sincera e cirúrgica.
Aliás, vai comprar algo na Amazon? Então apoie o ULTRAVERSO comprando através do nosso link: https://amzn.to/3mj4gJa.
Ficha técnica – terceira temporada de Sex Education
Título original: Sex Education
Temporada: 3
Número de episódios: 8
Criação: Laurie Nunn
Elenco: Asa Butterfield, Emma Mackey, Ncuti Gatwa, Gillian Anderson, Connor Swindells, Aimee Lou Wood, Kedar Williams-Stirling, Alistair Petrie, Mimi Keene, Chaneil Kular, Simone Ashley, Sami Outalbali, Chinenye Ezeudu, George Robinson, Jason Isaacs, Jemima Kirke, Dua Saleh, Indra Ové
Onde assistir: Netflix
Data de estreia: sex, 17/09/2021
Gênero: drama, comédia
Ano de produção: 2021
Classificação: 16 anos